Abandono de carrinho do e-commerce: 6 prováveis motivos da sua taxa elevada

Abandono de carrinho

Um carrinho abandonado é considerado um dos maiores pesadelos para qualquer empreendedor do ramo de e-commerce. Isso principalmente pela questão óbvia do quanto ele representa monetariamente caso a compra fosse finalizada e pelo fato de, muitas vezes, não ser possível entender o motivo de sua existência — eliminando a possibilidade de aplicar melhorias de forma eficiente. Caso o abandono de carrinho do seu e-commerce esteja elevado, pode ficar tranquilo. Isso é mais comum do que se imagina.

Muitas pesquisas são feitas para analisar esse fato. Uma delas, encabeçada pela Forrester Research, aponta que 50% dos varejistas online lidam com uma taxa de abandono de carrinho acima de 50%. No Brasil, esse número é ainda mais alarmante: aproximadamente 83%, conforme aponta pesquisa da Ve Interactive.

Tendo em vista esse cenário, apresentaremos 6 prováveis motivos de alta taxa de abandono do carrinho no e-commerce, assim como sugestões para diminuí-la. Acompanhe!

1. Indecisão do consumidor

Um dos possíveis motivos para que o seu e-commerce tenha uma alta taxa de abandono de carrinho é a indecisão do consumidor.

Afinal, muitos iniciam o processo de compra por impulso e acabam desistindo quando o carrinho é montado. Ainda há casos em que o público está apenas fazendo uma pesquisa para comparar preços.

2. Usabilidade do site

Pode ser que muitos usuários estejam com dificuldades em navegar na loja pelo motivo de sua usabilidade não estar muito amigável. E nesse sentido, há vários fatores que precisam ser revistos.

Um deles pode ser o próprio processo de compras, por exemplo, com etapas que estão sendo apresentadas de forma confusa. Há casos em que até o botão para finalizar a compra não está aparecendo de forma correta.

Outro motivo comum referente à usabilidade é a disposição do formulário de cadastro, que pode estar muito extenso e pedindo informações desnecessárias. E por fim, há também questões técnicas que podem deixar o site mais lento, fazendo com que o consumidor perca a paciência e desista da compra.

3. Preço

Quando alguém pretende comprar algo na internet, está em busca, também, de um preço bom. Principalmente se levarmos em consideração a era em que vivemos, onde está cada vez mais fácil encontrar boas condições por meio dos comparadores de preço.

Se o seu não é o melhor do mercado, a consequência pode ser muitos carrinhos abandonados. Por isso, é bom investigar e comparar seus preços com a concorrência.

Dependendo de como está o seu posicionamento nesse sentido, vale a pena fazer a conta e rever os valores.

4. Frete

O frete é considerado por muitos como o grande campeão para que um e-commerce tenha uma alta taxa de abandono de carrinho.

O que acontece é que, quando o cliente coloca seu CEP para consultar o custo do frete da compra e recebe um valor bem acima do esperado, ele poderá se assustar e desistir da compra naturalmente.

Portanto, fazer simulações com relação ao cálculo do valor do frete poderá ajudar a identificar se esse é um dos motivos que está gerando carrinhos abandonados.

5. Prazo de Entrega

Outro fator determinante para o abandono de carrinho é o prazo de entrega. É bem provável que um consumidor desista da compra quando se depara com uma previsão longa para receber o produto.

O fato é que, hoje, há diversas opções e modalidades de entrega. Por isso, o cliente buscará uma loja que entregue o produto o mais rápido possível.

6. Opções de pagamento

Muitas vezes, o motivo para que o carrinho seja abandonado pode estar relacionado ao pagamento, ou seja, quando o cliente não encontra a opção desejada para finalizar a compra. Afinal, há várias possibilidades: cartão de crédito, parcelamento, boleto bancário ou débito online etc.

Porém, muitos e-commerces preferem deixar algumas delas de fora, pois há desvantagens financeiras ou operacionais. Contudo, lembre-se que não há desvantagem maior do que o cliente não concretizar a compra.

Ações para melhorar a taxa de abandono de carrinho no e-commerce

Agora que você conhece alguns motivos mais comuns que podem justificar a alta taxa de carrinhos abandonados que o seu e-commerce esteja enfrentando, chegou a hora de agir. Afinal, é preciso implementar melhorias para que você não faça mais parte das estatísticas que mostram o quanto essa taxa é alta no Brasil e no mundo.

Vamos resumir algumas ações que você pode começar a fazer ainda hoje:

Utilize o frete a seu favor

Tente entender se o valor do frete que está sendo cobrado no seu site é atrativo. Caso esteja acima do mercado, tente encontrar alternativas que sejam viáveis.

Uma delas é oferecer frete grátis para compras acima de um valor ou então para regiões específicas do Brasil.

Ajuste seu preço

Faça uma análise da concorrência e verifique se o seu produto tem condições de competir com eles. Tome cuidado para não perder uma venda pelo simples desejo de lucrar mais em cima de uma mercadoria.

Utilize o e-mail marketing

Não custa nada mandar um e-mail para ajudar o cliente caso ele não tenha concluído a compra, não é mesmo?

Saiba que é possível recuperar muitos carrinhos abandonados dessa maneira. Você pode perguntar se deu algo errado ou se precisa de um incentivo para concluir a compra — um cupom de desconto, por exemplo.

Procure fazer isso o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, menor será a chance da compra ser recuperada.

Otimize o processo de cadastro

Você não precisa complicar o processo de compra pedindo informações e detalhes desnecessários para o cliente, no momento do cadastro. Foque apenas no que realmente é necessário, para não prolongar essa etapa.

Ofereça a possibilidade de recuperação de carrinho

A possibilidade de recuperar um carrinho abandonado é algo que deve ser oferecido ao cliente. Afinal, ele pode querer concretizar a compra no futuro.

Como já mencionamos, existe a possibilidade de o consumidor passar pelo seu site porque está pesquisando melhores preços — e o seu pode ser escolhido.

Sendo assim, será mais fácil finalizar a compra se o carrinho já estiver pronto.

Busque apoio da tecnologia

Contar com o apoio da tecnologia é uma ótima saída para avaliar essa questão mais a fundo.

Por isso, procure ferramentas que possam ajudar a prever resultados e otimizar vendas, além de fornecer apoio em tomadas de decisões relacionadas à logística, marketing e vendas.

Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a diminuir sua taxa de abandono de carrinho no e-commerce, acesse o nosso site!

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

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  2. 22 de agosto de 2017

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