8 dicas para aumentar o fluxo de vendas do seu e-commerce

E-commerce - 8 dicas paras aumentar o fluxo de vendas

Garantir o sucesso das vendas da sua loja virtual é indispensável para quem quer conquistar um espaço no competitivo mercado online. Para dominar esse segmento, é importante que você tenha um ótimo fluxo de vendas no e-commerce.

Porém, muitos empresários possuem grandes dificuldades em aumentar esse fluxo, em virtude da alta concorrência, mão de obra insuficiente, falta de tempo e, consequentemente, por não conseguirem tomar decisões assertivas com agilidade para alavancar o seu negócio.

Neste artigo, vamos dar 8 dicas para você aumentar o fluxo de vendas do e-commerce, tornando-o mais eficiente. Continue lendo e confira!

1. Melhore o seu pós-venda para fidelizar seus clientes

Muitas pessoas acham que o processo de venda termina quando o cliente fecha o carrinho, mas não é bem assim. O pós-venda tem um papel estratégico na hora de fidelizar um cliente.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um bom relacionamento com seus clientes se torna essencial, pois existem vários produtos similares aos seus na concorrência. O pós-venda pode ser o diferencial para conduzir o cliente a escolher sua empresa, graças à satisfação que ele imprime.

Após o consumidor adquirir um produto, é necessário que você acompanhe a entrega, para saber se a mercadoria chegou no prazo estipulado ou se houve algum tipo de atraso.

Outra dica muito significativa é mandar e-mails ao seu cliente solicitando um feedback, pois mesmo que o consumidor não tenha tido uma experiência muito boa, ele vai se sentir importante e vai perceber, também, que a empresa se interessa pelo seu bem-estar.

Ofereça promoções exclusivas para aqueles que já compraram de você. Além de fazer com que seu cliente se sinta especial, essa medida aumenta suas chances de vender mais.

2. Disponha de várias opções de pagamento para facilitar a conclusão da compra

Existem diversas opções de pagamento para um e-commerce. Por isso, é importante não se restringir a apenas uma ou duas delas. Com a possibilidade de escolher a melhor forma de pagamento, o seu cliente terá uma melhor experiência de compra. Ofereça meios de pagamento, como:

  • Cartões de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Débito automático;
  • Transferência direta;
  • Sistemas eletrônicos de pagamento (PayPal, PagSeguro etc.).

Além disso, é importante você manter a segurança do seu site na hora de o cliente realizar o pagamento. Uma boa opção para isso é implementar, em sua página, certificação de segurança e selos de garantia, que aumentam não apenas a confiança do consumidor, mas também as suas possibilidades de venda.

3. Invista na apresentação do produto para chamar a atenção de seu público

Quanto melhor for a apresentação dos seus produtos, maior será a chance de potenciais clientes fecharem uma compra.

É importante que você apresente os seus produtos de maneira clara e objetiva, em seu site de e-commerceUtilize sempre imagens de qualidade profissional para facilitar a visualização detalhada da mercadoria e, consequentemente, aumentar o poder de atração sobre o consumidor.

Outra dica muito relevante é a utilização de banners com mensagens que atraiam a atenção do cliente e passem segurança e credibilidade.

4. Otimize suas conversões para aumentar o fluxo de vendas do e-commerce

O foco de todo o e-commerce é a conversão. Sem conversão, não há lucros. Devido a isso, a otimização das suas conversões deve ser constante. Para alcançar esse objetivo, é necessário que você faça testes com várias técnicas de vendas; assim, é possível saber qual funcionou melhor e em qual você deve investir mais.

Também é preciso dar ênfase especial ao carrinho de compras. É nesse momento que o seu cliente deve estar convencido que comprar na sua loja é o melhor negócio para ele. Para isso, é importante que você invista em cupons de desconto, de forma a aumentar as chances de o consumidor finalizar suas compras.

Oferecer ao seu cliente um benefício em troca de uma atitude não requer muito esforço e pode fazer toda diferença para aumentar seus lucros.

5. Facilite a usabilidade do seu e-commerce para reduzir as suas taxas de rejeição

Sites de difícil usabilidade têm uma alta taxa de rejeição. Para fugir disso, é necessário que você invista na experiência de uso do seu e-commerce e melhore a navegação do consumidor pelas suas páginas. Um layout profissional é importante para garantir a credibilidade do site e aumentar a confiança do usuário.

Divida seus produtos em categorias e faça com que as informações de cada mercadoria sejam claras e detalhadas: quanto mais o consumidor souber sobre o produto, maiores são as chances de compra.

6. Invista em anúncios pagos para aumentar a visibilidade do seu e-commerce

Para uma loja on-line, investir em plataformas — como Facebook Ads, Google Adwords, YouTube etc. — faz toda a diferença. Não adianta possuir um site muito bem construído, se sua divulgação não for adequada.

Realizar campanhas de marketing nas mídias sociais requer investimento; porém, o retorno costuma ser garantido. Isso porque essas mídias possuem ferramentas que ajudam a segmentar o seu público-alvo, ou seja, elas auxiliam no direcionamento das suas campanhas, para as pessoas que realmente têm interesse em adquirir os produtos da sua loja.

Entretanto, não existe bala de prata. O retorno sobre o investimento nesses canais de mídia será diferente para cada e-commerce, por isso é muito importante testar diferentes canais, formatos de anúncios e segmentações para entender o que funciona melhor no seu caso.

7. Crie conteúdos de qualidade para dar autoridade à sua marca

Uma das principais estratégias para aumentar o fluxo de vendas do seu e-commerce é a criação de conteúdos de qualidade. Além de aumentar suas conversões, os conteúdos são ótimos para estabelecer a sua empresa como uma autoridade no ramo em que atua.

Em seus conteúdos, você precisa deixar claro que tem a solução para o problema de seus potenciais clientes. Mostrar que você sabe do que está falando traz segurança ao usuário e vai fazer com que ele passe a confiar no que você diz.

Assim, além de clientes, você vai conseguir conquistar muitos admiradores do seu trabalho, fazendo com que os próprios consumidores indiquem os seus produtos para outras pessoas.

8. Invista em uma ferramenta para auxiliar no controle da gestão

Muitos empresários possuem algumas dificuldades para gerenciar as diversas atividades que são críticas para a gestão de seu negócio. Para resolver essa situação, é importante que você invista em uma ferramenta que auxilie no controle de gestão da sua empresa e que permita prever resultados e otimizar vendas, possibilitando, assim, o controle e tomada de decisões mais assertivas, a partir dos painéis de dados de marketing, vendas, logística etc.

desafio de aumentar o fluxo de vendas do e-commerce é algo que precisa ser vencido todos os dias. Para um bom empreendedor, investir é sinônimo de lucratividade, pois são esses investimentos que ajudam a aumentar o fluxo de vendas da sua loja virtual. Por isso, siga todas as nossas dicas e faça as suas vendas crescerem todos os dias.

Aumentar o fluxo de vendas do e-commerce deve ser uma meta constante para todo empresário que deseja garantir a estabilidade de seu negócio. Para saber mais, siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades.

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Equipe Atlas

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