9 dicas práticas de gestão de e-commerce que dão resultados

Os consumidores têm aumentado a confiança em comprar pela internet a cada dia — e as empresas estão acompanhando essa transição. Muitas marcas, mesmo tendo lojas físicas, estão abrindo canais online para fazer suas vendas, o que resulta em uma gestão de e-commerce mais desafiadora.

Gestão de e-commerce

As vantagens desse meio são ótimas, mas a facilidade nem sempre está presente. Fazer a gestão de e-commerce é um trabalho diário e muito importante para o sucesso do negócio.

No post de hoje, vamos mostrar 9 dicas para que você faça uma boa gestão de e-commerce. Confira!

Defina metas e KPI’s para a gestão de e-commerce

É importante definir um objetivo e monitorar o desempenho de seu negócio. A meta deve ser alinhada com toda a equipe e conter informações bem claras e específicas, como o prazo para ser alcançada, os meios a serem utilizados e a forma de mensuração.

O KPI — Key Performance Indicator — é uma boa forma de avaliar se as ações estão de acordo com os propósitos traçados. Cada negócio vai definir seus KPI’s, e o recomendado é observar quais indicadores interferem diretamente no objetivo. Eles podem ser, por exemplo:

Os dados devem ser analisados regularmente. Se ficar claro que a meta não está sendo atingida, é preciso verificar as ações e redirecioná-las para um melhor desempenho.

Tenha um bom SAC 2.0

Segundo uma pesquisa do Global Contact Centre, há 10 anos o atendimento via web praticamente não existia, mas hoje ele representa 35% das interações. Avaliando a taxa de crescimento, essa forma vai superar o suporte por voz em dois anos. Prepare-se para isso.

O público, atualmente, está presente nas redes sociais todos os dias. Quando as pessoas passam por experiências ruins, externam suas insatisfações também nos canais de relacionamento online. Portanto, é fundamental estar presente e acompanhar.

O atendimento nas redes sociais, além de atingir o consumidor onde ele realmente está, oferecendo praticidade, proporciona a humanização. Não são mais aceitas aquelas mensagens gravadas e pouco eficazes.

Invista em um bom serviço de assistência e crie laços mais fortes. Assim, ficará mais fácil fidelizar os clientes.

Prepare-se para datas comemorativas e períodos de baixa demanda

Uma boa estratégia para aumentar a receita é aproveitar as datas comemorativas. Dia das mães, dos pais, das crianças, natal e réveillon geram um considerável crescimento nas vendas.

Prepare-se para essas oportunidades. Monte um calendário e crie campanhas voltadas para cada um desses dias. Entre no clima das festividades e gere um envolvimento do público para impulsionar as vendas.

Momentos como esses podem trazer ganhos incríveis, mas também é preciso pensar nos períodos de baixa demanda. Eles acontecem em qualquer mercado e exigem a avaliação e o controle dos investimentos.

Considere a implementação de sistemas de ERP, CRM e BI

Para ajudar na gestão de e-commerce, alguns sistemas são recomendados. O ERP — Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recurso Corporativo) — auxilia na administração dos recursos financeiros, humanos, materiais ou de produção da empresa.

Já o CRM — Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) — coloca o consumidor em foco. O objetivo desse sistema é criar um relacionamento mais próximo com o público, entender e antecipar suas necessidades.

O BI — Business Intelligence (Inteligência de Negócios) —, por sua vez, é o sistema que faz a análise completa dos dados. Um ótimo software do tipo é o Atlas. Ele é capaz de prever resultados e otimizar as vendas. E possibilita, ainda, o controle e a tomada de decisões acertadas a partir da análise de informações gerais do negócio.

Otimize a logística e o frete

A logística é um ponto crucial no planejamento e na gestão de um e-commerce. É importante buscar maneiras econômicas de envio para não impactar no valor final do pedido. Nesse sentido, diferentes opções devem ser analisadas.

Pode ser interessante utilizar serviços de entrega por bicicleta. Além de serem mais baratos, são melhores para o meio ambiente.

Já se a entrega for para outra cidade, avalie o custo pelos Correios. Firme um contrato em uma das agências e obtenha desconto no frete. Essa redução pode ser repassada ao consumidor e aumentar a motivação de compra.

Outra opção é utilizar transportadoras. Geralmente, quando o pedido tem um volume grande, é interessante recorrer a esse serviço. Procure por uma empresa de confiança.

Escolha canais de marketing que funcionam

O investimento em marketing é fundamental e traz retornos consideráveis para o seu negócio. Porém, é preciso avaliar cada canal quanto à sua eficácia.

Sabia que você pode estar investindo em um meio que traz pouco retorno e menosprezando outro que permita atingir ótimos números?

Avalie onde o seu público-alvo está e como ele gosta de se comunicar. Redirecione suas campanhas a partir do retorno de investimento de cada rede.

Invista na aparência da sua loja virtual

Com todas as vantagens que o e-commerce apresenta, nascem novas empresas no meio digital a cada dia. Se você deseja consolidar o seu negócio virtual, para ter uma fonte de renda estável e independente, precisa se diferenciar e se destacar.

A navegação na loja online tem que ser simples e objetiva. É preciso um bom planejamento quanto às cores, à disposição dos botões, às informações e às descrições, para não gerar dúvidas nos usuários.

Para isso, é interessante contar com profissionais de UI ou UX, ou seja, pessoas que entendam sobre o desenho e a interação do site. Eles podem criar sua loja de forma otimizada, analisando cada área.

Há também ferramentas que analisam a utilização da sua página, como o Crazy Egg ou o Visual Website Optimizer. Elas mostram o comportamento dos usuários e quais são os pontos do seu site que recebem mais atenção.

Diminua o número de fornecedores

A gestão de e-commerce envolve vários números e processos. Acompanhá-los separadamente é uma tarefa complexa, que exige muito cuidado.

A forma que os empreendedores encontraram de suavizar esse trabalho é contratar empresas especializadas em cada atividade. Porém, o que parece ser uma boa saída pode se tornar um grande problema.

Isso porque gerir uma quantidade alta de fornecedores é complicado. Cada um tem um custo e uma forma específica de trabalhar.

Uma boa opção é procurar empresas que oferecem serviços completos. Assim, você consegue reduzir o número de fornecedores (e consequentemente o custo), facilitando a gestão.

Aposte em um nicho de mercado e conquiste usuários fiéis

É importante conhecer o público-alvo de qualquer negócio. Saiba quem são, o que desejam e do que precisam. Estude seus valores. Muitos empreendimentos hoje bem-sucedidos visaram nichos de mercado pouco explorados, criando opções inéditas.

Quando o foco está em resolver problemas de um grupo de consumidores, fica mais fácil conquistar clientes fiéis e ter um ótimo retorno.

O e-commerce vem crescendo muito nos últimos anos. Várias empresas estão aparecendo e, cada vez mais, está se tornando necessária uma boa gestão para alcançar o sucesso.

Avalie cada dica do nosso artigo e aplique em seu negócio. O resultado será uma companhia consolidada, com bom retorno e estabilidade.

Agora que você já sabe tudo sobre uma boa gestão de e-commerce, que tal descobrir por que o marketing de sua loja virtual não está dando certo?

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

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3 Resultados

  1. Ruth Rosenman disse:

    Interessante saber o que vocês tem para oferecer além destas valiosas informações. Seria custo, administração do e-commerce, consultoria? Somos uma Empresa idonea há 47 anos no mercado oferecendo ARRANJOS FLORAIS para aniversariantes e DECORAÇÃO para Eventos. Buscamos empresas Parceiras que possam administrar o E-COMMERCE mediante resultados. Estamos preparados para atender com qualidade e nos falta esta estrutura.

  1. 1 de junho de 2017

    […] Dicas práticas de gestão de e-commerce que dão resultados […]

  2. 22 de agosto de 2017

    […] tem como fugir: a boa gestão é o caminho mais seguro para o sucesso da sua loja virtual. E uma gestão de qualidade só é […]

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