E-commerce radar 2017: abandono de carrinho

Trabalhar com e-commerce é ter que lidar com muitas variáveis. E o abandono de carrinho é uma delas. A evolução da tecnologia tem influenciado o comportamento do consumidor de e-commerce e com isso, as suas escolhas passam também por mudanças.

abandono-de-carrinhoMas o que é abandono de carrinho?

Abandono de carrinho é um termo técnico utilizado pelos profissionais de marketing, empreendedores e administradores de lojas virtuais. Criado para denominar o ato no qual o consumidor (depois de ter selecionado os produtos), não finaliza a compra.

A não finalização de uma compra em um e-commerce pode decorrer de inúmeros fatores.  Podemos citar alguns exemplos: queda da energia elétrica ou da internet no exato momento da compra; travamento do site e entre outros problemas que podem ocorrer.

Formulários muito extensos, tais como fichas de cadastro, deixam o cliente aborrecido e sem paciência para responder. Outro fator que influencia o abandono de carrinho é o prazo longo de entrega do produto.

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Imagine a seguinte situação, o produto é bom, o preço também, e as vantagens são melhores ainda. Porém, o prazo de entrega é para o próximo mês. Isso é desanimador não é verdade?

Essa atitude faz com que o cliente sinta um desprazer diante de algo que estava indo muito bem. E assim, abandone o carrinho e vá procurar o site e-commerce concorrente do seu negócio.

Fique atento também à credibilidade que a sua loja passa aos clientes. Números de telefone e endereços devem constar no seu site. Essa atitude gera segurança e confiabilidade ao usuário. Caso ele precise reclamar de algum produto, terá como fazer isso sem grandes problemas. Esse cliente se tornará fiel à sua marca.

A maioria dos fatores psicológicos que geram o abandono de carrinho são situações que envolvem aborrecimento e constrangimento do consumidor. Não esqueça que a experiência do cliente quando acessa o seu site, interfere diretamente no resultado das vendas, seja a curto ou a longo prazo.

Abandono de carrinho por Categoria

Abandono de carrinho é um pesadelo para qualquer tipo de e-commerce. O que muita gente ainda não entendeu é que um bom atendimento pode reverter esse jogo. Disponibilizar informações por meio de um atendimento automático ou chatbots é um passo importante e que pode diminuir suas taxas de abandono.

Providenciar um operador para atender via Chat no momento exato da compra, com o objetivo de tirar as dúvidas mais complexas dos consumidores, também pode reduzir drasticamente a sua preocupação com esse pesadelo.

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Como melhorar a taxa de abandono de carrinho no e-commerce

  • Utilize o frete ao seu favor

Tente entender se o valor do frete que está sendo cobrado no seu site é atrativo. Caso esteja acima do mercado, tente encontrar alternativas que sejam viáveis. Uma delas é oferecer frete grátis para compras acima de um valor ou então para regiões específicas do Brasil.

  • Ajuste seu preço

Faça uma análise da concorrência e verifique se o seu produto tem condições de competir com eles. Tome cuidado para não perder uma venda pelo simples desejo de lucrar mais em cima de uma mercadoria.

  • Utilize o e-mail marketing

Não custa nada mandar um e-mail para ajudar o cliente caso ele não tenha concluído a compra, não é mesmo? Saiba que é possível recuperar muitos carrinhos abandonados dessa maneira.  Você pode perguntar se deu algo errado ou se precisa de um incentivo para concluir a compra um cupom de desconto, por exemplo. Procure fazer isso o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, menor será a chance da compra ser recuperada.

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  • Otimize o processo de cadastro

Você não precisa complicar o processo de compra pedindo informações e detalhes desnecessários para o cliente, no momento do cadastro. Foque apenas no que realmente é necessário, para não prolongar essa etapa.

  • Busque apoio da tecnologia

Contar com o apoio da tecnologia é uma ótima saída para avaliar essa questão mais a fundo. Por isso, procure ferramentas que possam ajudar a prever resultados e otimizar vendas, além de fornecer apoio em tomadas de decisões relacionadas à logística, marketing e vendas.

 

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1 Resultado

  1. 22 de agosto de 2017

    […] um dos fatores determinantes para a finalização da compra.  Já está provado que boa parte dos carrinhos é abandonada por causa da alta tarifa de entrega. E também a ausência de taxa para impulsionar […]

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