CAC para e-commerce: entenda a sua importância e como calcular!

O ambiente online apresenta uma infinidade de formas de atrair novos clientes para uma marca e aumentar as vendas. Conhecer e saber calcular o CAC para e-commerce é fundamental em qualquer estratégia.

O marketing digital tem ótimas ferramentas de enorme alcance, tudo isso com valores de investimento interessantes. Porém, para manter uma boa gestão do negócio e identificar as melhores práticas, é necessário acompanhar os indicadores e analisar o desempenho apresentado.

Por isso, no post de hoje, vamos mostrar o que é esse indicador. Qual a sua importância e como você deve calculá-lo. Acompanhe!

cac-para-ecommerceO que é o CAC para e-commerce?

A sigla CAC representa o Custo de Aquisição de Clientes. De forma bem direta, é o valor investido em estratégias de atração de novos consumidores para a marca. Pense em cada plano de ação que a sua empresa adota para buscar novos clientes. Cada um deles envolve um investimento.

Todas as ações tomadas (não somente na aquisição, mas de forma geral) devem ser acompanhadas. Criar objetivos e estabelecer caminhos sem avaliar o desempenho pode fazer com que você e sua equipe estejam empregando recursos, financeiros ou não. Em estratégias pouco ou nada eficazes, enquanto grandes oportunidades são desprezadas.

Por essa razão, o CAC para e-commerce é considerado um dos principais KPIs — Key Performance Indicators.

Como calculá-lo?

Para calcular o CAC para e-commerce, você deve, primeiro, definir o período de tempo que será estudado. Então, levante todos os custos envolvidos nessa ação. Incluindo valores gastos com as equipes de marketing e vendas, junto com o número de novos clientes gerados nesse intervalo de tempo.

Na equipe de marketing, as despesas que devem ser considerados são:

  • salários e custos com recursos humanos;
  • ferramentas pagas usadas para a gestão;
  • investimento em mídias pagas, anúncios e demais formas de divulgação.

No setor de vendas, os custos a serem avaliados são os seguintes:

  • salários e custos com recursos humanos, incluindo comissões de venda;
  • ferramentas pagas, usadas para gestão;
  • gastos com viagens, se for o caso;
  • telefonia e outros serviços utilizados durante o trabalho.

Com os dados já conhecidos, vamos à fórmula:

CAC = total de investimento feito na estratégia / número de novos clientes gerados

Para ficar clara a forma de calcular, usaremos um exemplo. Vamos chamar a nossa empresa de Alfa. As equipes de marketing e vendas criaram duas estratégias, A e B, para a aquisição de novos clientes.

Para facilitar o cálculo e o entendimento, suponhamos que os gastos com salários, ferramentas de gestão, custos com viagens e serviços foi igual nas duas estratégias. O que variou foi o investimento em mídias e, claro, o número de consumidores convertidos.

Então, vamos calcular o CAC em um período de 3 meses para as duas ações. Na estratégia A, o valor total investido foi de R$10 mil, e o número de novos clientes foi 200. Já na estratégia B, o investimento foi inferior, de R$6 mil, e o número de novos consumidores foi 150.

Para saber qual das estratégias foi mais eficiente, usamos a fórmula demonstrada:

Estratégia A:

CAC = R$ 10.000 / 200 = R$50,00

Estratégia B:

CAC = R$ 6.000 / 150 = R$40,00

Ou seja: na empresa Alfa, avaliando somente o número de novos consumidores convertidos. Pode-se ter a má impressão de que a primeira estratégia foi melhor, por trazer um número superior porém, o valor gasto foi maior. Na segunda ação, investiu-se menos, sendo que a fórmula mostrou sua maior eficiência.

cac-para-ecommerce-preçoQual é a sua importância?

De forma bem direta, quanto maior for o CAC, menor será o lucro de sua empresa! Isso já mostra a grande importância que tal indicador tem para a sua gestão do e-commerce. Como as equipes responsáveis estão sempre em busca de novas estratégias para aumentar as vendas. É fundamental a identificação das ações que são mais eficientes.

O CAC também pode e deve! ser usado junto com outro KPI: o ticket médio. Esse indicador mostra o valor médio gasto pelos clientes dentro do seu e-commerce. Você o encontra dividindo o total do faturamento pelo número de pedidos, mantendo um intervalo de análise.

Então, se o CAC for maior do que o ticket médio, você está investindo mais para atrair um cliente do que ele efetivamente está gastando em sua loja virtual. E isso não é nada interessante!

Como demonstramos no exemplo, o CAC também deve ser utilizado para comparar as diferentes estratégias. E encontrar a que é mais aplicável ao seu mercado. Principalmente em tempos de crise, o controle de gastos é fundamental e você pode ter que escolher a ação para alocar seus recursos.

Como otimizar o CAC?

Agora que você já sabe o que é o CAC para e-commerce, como calculá-lo e a sua importância, veja algumas dicas para otimizar esse indicador:

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta do marketing digital para atrair novos consumidores para a marca. Investindo em conhecimento, sua empresa ganha autoridade e se torna uma referência.

Crie conteúdos de qualidade, relevantes ao seu público-alvo. O blog é uma ótima opção para organizar os materiais e manter seus contatos sempre atualizados.

Utilize as redes sociais

As redes têm excelente alcance e podem ser utilizadas sem um investimento financeiro. Associando essas plataformas com o marketing de conteúdo, você pode direcionar os materiais a grupos específicos de pessoas, de forma mais assertiva.

Faça uma boa nutrição de leads

Uma boa nutrição dos leads vai aproximá-los da decisão de compra e tornar as ações da equipe de vendas mais eficientes. Com isso, o custo necessário vai ser reduzido e o CAC também diminuirá.

Novamente, use os conteúdos para a nutrição. Avalie toda a jornada de compra, enviando os materiais mais relevantes para as pessoas certas, no momento exato.

Sempre acompanhe o desempenho das ações

É bom frisarmos que toda ação realizada deve ter o seu desempenho acompanhado. Levante os dados de cada plano e faça o cálculo do CAC. Assim, você poderá otimizar suas campanhas e buscar melhores retornos sobre os investimentos.

E então, vamos calcular o CAC?

Como vimos em nosso artigo, o CAC para e-commerce é um dos principais indicadores para manter uma boa gestão das estratégias. E identificar o que é mais eficiente. Essa análise permite priorizar ações, encontrar oportunidades e buscar formas de aumentar a lucratividade do negócio.

Levante os custos envolvidos nas estratégias e a quantidade de novos clientes. Faça o cálculo e mostre os resultados para os colaboradores envolvidos. Lembre-se de analisar esse dado juntamente a outros indicadores para chegar a um plano de ação.

Tenha atenção com as dicas que fornecemos para otimizar o CAC e aplique-as no seu negócio. O resultado pode ser surpreendente!

Agora que você já sabe tudo sobre o CAC para e-commerce, que tal aprender como o chatbot pode fazer a diferença na sua loja virtual? Até a próxima!

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