Descubra como aumentar o ticket médio do seu e-commerce

As empresas estão encontrando grandes oportunidades no mercado online. E um dos pontos que sempre é analisado pelos gestores é o ticket médio, com o objetivo de aumentar esse indicador e trazer mais lucro aos negócios.

As vantagens são inúmeras, tanto para os empreendedores como para os consumidores. A diversidade de estratégias possíveis é muito grande e a agilidade em planejar e aplicar um plano de ação é um grande atrativo. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre esse conceito e dar dicas importantes de como aumentá-lo. Confira!

ticket-medioO que é o ticket médio?

O ticket médio representa um dos indicadores mais importantes para o seu negócio. Ele significa o valor médio que os seus clientes gastam no seu e-commerce. Para calculá-lo você deve, em primeiro lugar, definir um período de tempo para análise. Então, encontre o valor total faturado nesse intervalo e avalie qual foi o número de pedidos realizados.

Com esses dados em mãos, o cálculo se faz da seguinte forma:

Ticket médio = valor total de faturamento / número de pedidos

Vamos usar um exemplo para que fique mais claro esse conceito. A empresa Alfa, do ramo de calçados, deseja monitorar o valor de ticket médio. A equipe seleciona o período de um mês. Nesse intervalo o e-commerce faturou R$ 80 mil e foram registrados 400 pedidos. Aplicando a fórmula, temos:

Ticket médio = 80.000 / 400 = 200,00

Então, no período selecionado, o ticket médio da empresa Alfa foi de R$200,00.

Qual a importância de monitorar e aumentar esse indicador?

Tudo bem. Nós sabemos o que esse indicador significa e como calculá-lo. Mas por que devemos monitorá-lo? Quando se começa a controlar essa métrica você ganha uma sólida ferramenta para avaliar e basear as suas estratégias de marketing e vendas. Por exemplo, você pode criar condições de desconto se o seu cliente aumentar o pedido de compra.

Porém, quando não se controla o ticket médio as decisões podem ser tomadas baseadas em crenças ou achismos. Imagine que você deseja criar uma campanha promocional, mas não sabe o valor médio gasto pelos seus clientes. O desconto que você oferecerá pode impactar fortemente na lucratividade do seu negócio!

Conhecendo o ticket médio você embasa as suas decisões em resultados e pode traçar um plano de ação para aumentar a lucratividade da empresa. Mas como aumentar esse indicador? É o que veremos a seguir.

Como aumentar o ticket médio?

Ofereça descontos progressivos

A prática de descontos progressivos é, talvez, a mais utilizada no e-commerce para aumentar o ticket médio. Ela consiste em oferecer descontos que aumentem de acordo com valor do pedido. Por exemplo, você pode oferecer R$50,00 de desconto em compras acima de R$200,00, R$70,00 de desconto se o valor estiver acima de 300, e assim sucessivamente, de forma escalonada.

Claro, lembre-se de garantir que essas ofertas não sejam prejudiciais a sua margem de lucro.

Possibilite o frete grátis

Um dos pontos críticos do e-commerce é o valor pago para o envio dos produtos. Esse custo é um dos principais fatores para a desistência e abandono do carrinho de compras. Por esse motivo, encontrar maneiras inteligentes de oferecer o frete grátis tem um grande potencial.

Uma boa dica e que é bastante utilizada pelas empresas é determinar um valor mínimo de compra e a partir dele o comprador recebe o benefício do frete grátis.

Dessa forma o cliente se sente estimulado a aumentar o seu pedido e reverter aquele valor que gastaria no envio em produtos, aumentando o ticket médio.

ticket-medio-ecommerceAplique o cross-selling

O método de cross-selling consiste em oferecer produtos adicionais àquele que o cliente já está comprando.

Essa técnica é bastante utilizada por redes de fast-food, quando você compra um sanduíche e, por um valor adicional mais baixo, pode adicionar um pacote de batatas fritas ao pedido.

Crie combos

Outra técnica interessante para aumentar o valor médio dos pedidos é oferecer os seus produtos em forma de combos.

Aplicando um desconto interessante em um conjunto de itens você estimula o seu cliente a comprar mais de uma só vez. É bom para a empresa, que aumenta o ticket médio, e é bom para o público que economiza na aquisição de vários produtos.

Ofereça crédito em compras futuras

Uma possibilidade para aumentar as vendas é oferecer crédito nas próximas compras. Por exemplo, nos pedidos acima de R$ 200,00 o cliente ganha um cupom de desconto de R$ 50,00 na compra seguinte. Então, se o produto que o consumidor estava procurando custa R$ 150,00, por exemplo, ele pode se sentir estimulado a aumentar em pelo menos R$ 50,00 o seu carrinho de compras para ter acesso ao benefício.

Essa prática é bem interessante, principalmente para compra de produtos recorrentes.

Disponibilize edições limitadas

Ao mostrar para o seu público-alvo que um produto é de edição limitada, ou seja, as unidades ofertadas são poucas, cria-se um senso de urgência. O consumidor não quer perder aquela oportunidade única e adiciona o item ao carrinho.

Essa prática é bem recomendada, mas você deve ter atenção ao seu princípio. Afinal, edição limitada é para poucas unidades, com um tempo curto de duração da campanha. Se você prolongar demais o período ou ofertar uma quantidade muito grande de itens, perde todo o sentido.

Então, vamos aumentar as suas vendas?

Como vimos em nosso artigo, o ticket médio é um dos principais indicadores para o seu e-commerce. Se você quer ter um controle total das suas estratégias e saber exatamente como o esforço de sua equipe e o seu investimento estão sendo convertidos em lucro, precisa monitorar essa métrica.

Criar ações para aumentar o ticket médio deve ser uma tarefa frequente, visto que isso aumenta as vendas e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.

Atente para as dicas que fornecemos, como oferecer descontos progressivos, possibilitar o frete grátis a partir de um determinado valor de compra e aplicar o método de cross-selling. A criação de combos também é muito interessante. Outras possibilidades são de oferecer crédito para compras futuras e criar edições limitadas.

Seguindo essas dicas você verá o valor médio dos pedidos no seu e-commerce subir potencialmente! E então, gostou das nossas dicas para aumentar o ticket médio? Conhece outras maneiras? Então deixe seu comentário no post e participe dessa discussão.

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