Descubra como aumentar o ticket médio do seu e-commerce

As empresas estão encontrando grandes oportunidades no mercado online. E um dos pontos que sempre é analisado pelos gestores é o ticket médio, com o objetivo de aumentar esse indicador e trazer mais lucro aos negócios.

As vantagens são inúmeras, tanto para os empreendedores como para os consumidores. A diversidade de estratégias possíveis é muito grande e a agilidade em planejar e aplicar um plano de ação é um grande atrativo. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre esse conceito e dar dicas importantes de como aumentá-lo. Confira!

ticket-medioO que é o ticket médio?

O ticket médio representa um dos indicadores mais importantes para o seu negócio. Ele significa o valor médio que os seus clientes gastam no seu e-commerce. Para calculá-lo você deve, em primeiro lugar, definir um período de tempo para análise. Então, encontre o valor total faturado nesse intervalo e avalie qual foi o número de pedidos realizados.

Com esses dados em mãos, o cálculo se faz da seguinte forma:

Ticket médio = valor total de faturamento / número de pedidos

Vamos usar um exemplo para que fique mais claro esse conceito. A empresa Alfa, do ramo de calçados, deseja monitorar o valor de ticket médio. A equipe seleciona o período de um mês. Nesse intervalo o e-commerce faturou R$ 80 mil e foram registrados 400 pedidos. Aplicando a fórmula, temos:

Ticket médio = 80.000 / 400 = 200,00

Então, no período selecionado, o ticket médio da empresa Alfa foi de R$200,00.

Qual a importância de monitorar e aumentar esse indicador?

Tudo bem. Nós sabemos o que esse indicador significa e como calculá-lo. Mas por que devemos monitorá-lo? Quando se começa a controlar essa métrica você ganha uma sólida ferramenta para avaliar e basear as suas estratégias de marketing e vendas. Por exemplo, você pode criar condições de desconto se o seu cliente aumentar o pedido de compra.

Porém, quando não se controla o ticket médio as decisões podem ser tomadas baseadas em crenças ou achismos. Imagine que você deseja criar uma campanha promocional, mas não sabe o valor médio gasto pelos seus clientes. O desconto que você oferecerá pode impactar fortemente na lucratividade do seu negócio!

Conhecendo o ticket médio você embasa as suas decisões em resultados e pode traçar um plano de ação para aumentar a lucratividade da empresa. Mas como aumentar esse indicador? É o que veremos a seguir.

Como aumentar o ticket médio?

Ofereça descontos progressivos

A prática de descontos progressivos é, talvez, a mais utilizada no e-commerce para aumentar o ticket médio. Ela consiste em oferecer descontos que aumentem de acordo com valor do pedido. Por exemplo, você pode oferecer R$50,00 de desconto em compras acima de R$200,00, R$70,00 de desconto se o valor estiver acima de 300, e assim sucessivamente, de forma escalonada.

Claro, lembre-se de garantir que essas ofertas não sejam prejudiciais a sua margem de lucro.

Possibilite o frete grátis

Um dos pontos críticos do e-commerce é o valor pago para o envio dos produtos. Esse custo é um dos principais fatores para a desistência e abandono do carrinho de compras. Por esse motivo, encontrar maneiras inteligentes de oferecer o frete grátis tem um grande potencial.

Uma boa dica e que é bastante utilizada pelas empresas é determinar um valor mínimo de compra e a partir dele o comprador recebe o benefício do frete grátis.

Dessa forma o cliente se sente estimulado a aumentar o seu pedido e reverter aquele valor que gastaria no envio em produtos, aumentando o ticket médio.

ticket-medio-ecommerceAplique o cross-selling

O método de cross-selling consiste em oferecer produtos adicionais àquele que o cliente já está comprando.

Essa técnica é bastante utilizada por redes de fast-food, quando você compra um sanduíche e, por um valor adicional mais baixo, pode adicionar um pacote de batatas fritas ao pedido.

Crie combos

Outra técnica interessante para aumentar o valor médio dos pedidos é oferecer os seus produtos em forma de combos.

Aplicando um desconto interessante em um conjunto de itens você estimula o seu cliente a comprar mais de uma só vez. É bom para a empresa, que aumenta o ticket médio, e é bom para o público que economiza na aquisição de vários produtos.

Ofereça crédito em compras futuras

Uma possibilidade para aumentar as vendas é oferecer crédito nas próximas compras. Por exemplo, nos pedidos acima de R$ 200,00 o cliente ganha um cupom de desconto de R$ 50,00 na compra seguinte. Então, se o produto que o consumidor estava procurando custa R$ 150,00, por exemplo, ele pode se sentir estimulado a aumentar em pelo menos R$ 50,00 o seu carrinho de compras para ter acesso ao benefício.

Essa prática é bem interessante, principalmente para compra de produtos recorrentes.

Disponibilize edições limitadas

Ao mostrar para o seu público-alvo que um produto é de edição limitada, ou seja, as unidades ofertadas são poucas, cria-se um senso de urgência. O consumidor não quer perder aquela oportunidade única e adiciona o item ao carrinho.

Essa prática é bem recomendada, mas você deve ter atenção ao seu princípio. Afinal, edição limitada é para poucas unidades, com um tempo curto de duração da campanha. Se você prolongar demais o período ou ofertar uma quantidade muito grande de itens, perde todo o sentido.

Então, vamos aumentar as suas vendas?

Como vimos em nosso artigo, o ticket médio é um dos principais indicadores para o seu e-commerce. Se você quer ter um controle total das suas estratégias e saber exatamente como o esforço de sua equipe e o seu investimento estão sendo convertidos em lucro, precisa monitorar essa métrica.

Criar ações para aumentar o ticket médio deve ser uma tarefa frequente, visto que isso aumenta as vendas e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.

Atente para as dicas que fornecemos, como oferecer descontos progressivos, possibilitar o frete grátis a partir de um determinado valor de compra e aplicar o método de cross-selling. A criação de combos também é muito interessante. Outras possibilidades são de oferecer crédito para compras futuras e criar edições limitadas.

Seguindo essas dicas você verá o valor médio dos pedidos no seu e-commerce subir potencialmente! E então, gostou das nossas dicas para aumentar o ticket médio? Conhece outras maneiras? Então deixe seu comentário no post e participe dessa discussão.

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1 Resultado

  1. 9 de novembro de 2017

    […] Esse crescimento também pode ser explicado pelo fato dos consumidores estarem mais confiantes em fazer esse tipo de compra por internet.  Além disso, uma das grandes vantagens do comércio eletrônico de moda é o uso de pagamentos que garantem a segurança das compras. […]

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