Como o CRO para e-commerce pode te ajudar a vender mais?

Criar e administrar um e-commerce é um desafio diário para os lojistas. Mas um ponto em particular exige muito trabalho e tempo: aumentar as vendas. Neste artigo, abordaremos o que é CRO para e-commerce e como utilizá-lo para gerar inúmeros benefícios para o seu negócio.

Muitos imaginam que é necessário investir em marketing e campanhas para que suas conversões aumentem, mas estão enganados. Ficou interessado? Então não deixe de conferir!

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O que é CRO e-commerce?

CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization ou, em português, Otimização da Taxa de Conversão. Basicamente, é o conjunto de estratégias que busca, de forma otimizada, orientar os usuários a concluírem uma ação como: preencherem um formulário, finalizarem uma compra ou entrar em contato com sua loja.

Técnicas como SEO, design e experiência do usuário são algumas das ferramentas que auxiliam no aumento da taxa de conversão. Portanto, como são utilizadas várias ferramentas para aumentar as conversões. O CRO para e-commerce se torna um método completamente mutável, assim como o comportamento dos consumidores.

Qual a importância do CRO?

O principal objetivo do CRO para e-commerce é aumentar suas vendas sem que, necessariamente, precise aumentar o valor investido. Mas, é preciso entender que até o tráfego do seu site, mesmo que orgânico, tem um custo. Então, é necessário utilizá-lo de maneira que realmente gere resultados.

Veja abaixo dois pontos que fazem do CRO um método muito importante para o seu e-commerce.

Melhora os resultados sem aumentar o trabalho

Imaginemos a seguinte situação: sua loja virtual vende livros por meio de um plano de assinatura que custa R$ 70 por mês e possui uma taxa de conversão de 3%, com uma visitação média de 3000 usuários.

Portanto, a cada 3000 visitantes que acessam a landing page da assinatura, 90 de fato se tornam clientes e sua renda mensal é de R$ 6300. Após realizar testes A/B, por exemplo, você descobriu que a simples troca da cor do botão do CTA (chamada para ação) resultou em um aumento da taxa de conversão para 5%.

Em termos, a simples troca da cor do botão fez sua renda mensal sair de R$ 6300 para R$ 10.500. Com isso, o aumento da taxa de conversão da sua loja foi feita sem precisar mudar nada no produto ou, até mesmo, realizar um investimento em ações de marketing.

Economia de tempo e dinheiro

Com a utilização simples de um teste A/B foi possível aumentar a taxa de conversão sem precisar investir em aumento de trafego ou campanhas pagas. O impacto que o aumento na taxa de conversão trará, refletirá em um menor tempo para atingir as metas propostas para o mês.

Com a economia do investimento no aumento de tráfego, por exemplo, você poderá direcionar o dinheiro para outros setores, como estruturação da logística e do atendimento.

O redirecionamento do investimento influenciará no aumento do reconhecimento da sua marca junto ao consumidor. Já que se bem atendido o cliente poderá indicar sua loja para os amigos.

Como otimizar a taxa de conversão da sua loja?

Agora que o conceito de CRO para e-commerce e qual sua importância foram explicados, chegou o momento de saber como aplicar algumas estratégias para realmente melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Mostramos aqui as principais formas de otimizar a taxa de conversão da sua loja.

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SEO

Antes mesmo de pensar em converter seus usuários em clientes, é necessário fazer com que eles cheguem até sua loja. SEO é o conjunto de técnicas que visam otimizar o seu site para os motores de buscar, como o Google e o Bing.

Com isso, é importante entender que utilizar as boas práticas de SEO será o passo inicial para a otimização da taxa de conversão do seu site. O ponto comum entre o CRO e o SEO não é só o aumento no tráfego para o seu site, mas o de fazer com que os usuários realmente interessados em seus produtos cheguem até a sua loja.

Utilize o Google Analytics para compreender melhor os dados gerados pelas visitas.

Teste A/B

O teste A/B é um dos elementos mais conhecidos e aplicados no CRO para e-commerce. Por meio de testes, é posto em prova duas variáveis ao mesmo tempo em uma página e, após, é avaliado qual teve o melhor desempenho.

É aconselhável testar um elemento por vez, como a troca da imagem de fundo da página. Esse experimento facilitará a mensuração e documentação dos resultados.

O teste A/B é uma das maneiras utilizadas para compreender quais são as preferências da sua audiência.

Segmentação

A segmentação é base para conhecer mais a fundo o seu público.

Compreender quais são as necessidades e desejos da sua audiência servirá de base para criar ações e estratégias para melhorar a interação dos consumidores com o seu e-commerce.

Entender bem o seu público fará com que sua loja melhore constantemente os seus serviços e que beneficiarão ambas as partes. Se seu e-commerce vende produtos específicos, você deverá conhecer bem o público consumidor. E, com isso, fará com que o investimento na produção seja mais eficiente.

Otimização do site

O seu site está bem configurado para os dispositivos móveis? E a velocidade no carregamento das páginas? Estas perguntas devem ser feitas constantemente para que a experiência do usuário não seja prejudicada.

A velocidade do carregamento das páginas pode ser um dos fatores decisivos na decisão de compra do consumidor. Imagina se o cliente está pronto para finalizar o pagamento de um produto. E, por algum motivo, a página simplesmente demora a carregar e ocorre um erro? Isso vai gerar um desconforto e desconfiança junto ao usuário, o que não é o ideal.

Hoje em dia não é mais uma opção para as lojas serem otimizadas para o mobile, virou uma obrigação. Uma projeção para esse ano é que o e-commerce tenha cerca de 32% de suas transações feitas por meio dos smartphones e de tablets.

Diminuição das informações dos formulários

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não otimização os seus formulários.

O CRO para e-commerce é a taxa de conversão do seu site e não se limita somente a aumento de vendas. A ideia é orientar o usuário a realizar alguma ação. E preencher um formulário para adquirir uma demonstração de um produto é um delas.

Portanto, otimize seu formulário, procurando ser simples e direto. Geralmente, são pedidas informações como nome, e-mail e telefone, mas se for necessária mais alguma informação, peça em um outro momento.

O excesso de informações requeridas fará com que o consumidor fique intimidado e simplesmente procure outra loja. O CRO para e-commerce terá como foco entender quais são as necessidades dos usuários e solucioná-las da maneira que os deixe mais confortáveis e familiarizados com a sua loja virtual.

Fique atento a estes detalhes e procure se orientar por meio das nossas dicas. Cada nicho de mercado tem suas particulares e aqueles que compreendem estes detalhes acabam conseguindo atingir suas metas.

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