E-commerce Radar Moda: comportamento de navegação dos consumidores

De uma maneira geral, independente do segmento do seu e-commerce, conhecer bem o seu público-alvo é imprescindível. E ainda mais quando falamos de moda, pois, esse setor tem crescido muito no comércio eletrônico. E o comportamento de navegação dos consumidores também tem mudado.

O público consumidor do e-commerce de moda tem muitas características em comum com as de qualquer outro consumidor do comércio online. Anseio pela entrega rápida e a integridade do produto, buscas e formas de pagamento acessíveis e seguras, e a análise de indicações de quem já experimentou os serviços fazem parte das exigências que esse novo comprador tem.

comportamento-de-navegação

E além dessas preferências que estão se tornando cada vez mais evidentes, o  comportamento de navegação dos consumidores de e-commerce de moda tem delineado um novo panorama muito mais específico. O forte consumo de conteúdo sobre o assunto, e a necessidade de conhecer novidades do segmento já fazem parte dessa realidade.

Para produtos de moda nos quais sentir e tocar é muito importante. A apresentação de tributos em um site são estímulos críticos para promover a navegação, e consequentemente uma boa experiência.  O comportamento de navegação dos consumidores de e-commerce tem demonstrado que eles esperam cada vez mais se engajar em experiências. E não apenas passar por um processo de compras.

Comportamento de navegação dos usuários: Panorama

comportamento-de-navegação1

O comportamento de navegação dos consumidores quando procura por moda na internet é bem diferente quando comparado com qualquer outra categoria. Enquanto que em qualquer categoria o tempo médio de navegação é de 1 minuto e 56 segundos. Em moda esse tempo é 139% maior, ou seja, a média de tempo gasto é de 4 minutos e 37 segundos.

Isso porque, além de serem produtos altamente pessoais. Não há uma forte análise técnica do produto, em moda a oferta é mais variada. Outro dado é o número de novos visitantes e retornantes. Em moda o número de novos visitantes é maior, isso porque produtos desta categoria tem uma alta rotação.

Roupas e acessórios sempre mudam conforme as coleções, estações e tendências, trazendo sempre novos itens. Porém, por já saciar a sua vontade, as pessoas só vão retornar no site quando novos produtos forem lançados. Por último, a taxa de rejeição. Na categoria de moda ela é menor, sendo 43.1%, enquanto a média de todas as categorias é de 53.7%.

Isso acontece porque, para roupas e acessórios as pessoas já possuem uma marca favorita. Assim quando acessam o e-commerce tendem a explorar mais o site e finalizar a compra. Diferente de um eletrônico, por exemplo, onde antes da compra você acessa vários sites, pesquisa e compara todos os dados.

comportamento-de-navegação-comentario Arthur Guimarães – Especialista em E-commerce na Profit 

 

Quer mais informações gratuitas sobre o e-commerce de moda brasileiro? Acesse o estudo completo clicando aqui!

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *