Cursos de marketing digital: 7 sugestões para se especializar

Cuidar da gestão de uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Por isso, muitos empreendedores investem na realização de cursos de marketing digital para garantir uma boa gestão e a conquista de novos clientes.

Porém, existem várias opções de curso disponíveis no mercado, fazendo com que seja difícil escolher em qual investir o tempo — e dinheiro.

Cursos de Marketing Digital

E para ajudar você a resolver este problema, vamos mostrar neste post, 7 cursos de marketing digital para que domine tudo o que precisa saber sobre o tema e ainda garantir o sucesso de seu e-commerce. Confira!

Cursos de Marketing Digital

1. Curso de Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta indispensável para o sucesso de um e-commerce. Afinal, com ele é possível coletar diversas informações sobre todo o tráfego de uma loja virtual, como a origem dos acessos, o navegador utilizado e até mesmo quais são os horários em que a sua página recebe mais visitantes.

Por meio do Google Analytics também é possível compreender como é o comportamento de um cliente. Inclusive ao navegar em sua loja virtual, identificando as páginas onde ele desiste de uma compra, por exemplo.

Por este motivo, é muito importante que você saiba utilizar todas as funcionalidades e seja capaz de interpretar todos os dados oferecidos pelo Google Analytics. Dentre todas os cursos de marketing digital, esse é um dos mais importantes.

Pensando nisso, o próprio Google oferece um Curso de Google Analytics completo, totalmente gratuito e com conteúdo que vai ajudar você a dominar todas as funcionalidades da ferramenta.

O conteúdo do curso é ministrado totalmente em inglês. Caso você não domine o idioma, é possível alterar as legendas para português no ícone da engrenagem.

2. Curso de Google Adwords

Fazer com que a sua loja virtual seja encontrada sempre que alguém procurar pelos produtos que você oferece é uma ótima estratégia para atrair clientes para ela.

E uma das ferramentas mais eficazes para isso é o Google AdWords. Ele permite que a sua empresa apareça nos resultados de busca imediatamente após a criação de seu anúncio.

O problema é que criar um anúncio realmente eficiente pode ser mais difícil que você imagina. Por isso, é muito importante que o dono de um e-commerce invista em cursos de marketing digital capazes de ajudá-lo a dominar a ferramenta.

Uma boa opção é o curso da Academia do Marketing. É totalmente à distância e explica os principais aspectos de uma campanha bem-sucedida. Inclusive, é uma boa opção para quem deseja se preparar para os exames de certificação do Google AdWords.

3. Curso de E-mail Marketing

Assim como o Google AdWords, o e-mail marketing é indispensável para o sucesso de uma loja virtual. Além de ajudar na divulgação de seus produtos e serviços, o seu e-commerce pode construir um bom relacionamento com os clientes. Isso faz com que eles fiquem mais próximos de sua marca.

Mas apesar de sua importância, muitos empreendedores não dão a devida atenção ao e-mail marketing, criando campanhas que não seguem as melhores práticas do mercado, prejudicando a conquista dos resultados.

Alguns dos melhores cursos de marketing digital e e-mail marketing disponíveis no mercado são oferecidos gratuitamente pela Hubspot. Tais cursos  preparam você desde o planejamento até o disparo de seus e-mails.

O curso oferece 9 aulas recheadas de conteúdo. Oferece também material para ajudar no estudo sobre o tema. Ao final das aulas, o aluno pode fazer uma prova para retirar o certificado, que é reconhecido no mercado.

É importante ressaltar que nele, as aulas são em inglês, mas sem legendas para a tradução dos conteúdos. Mais um motivo para você estudar este idioma.

4. Curso de SEO da MOZ

O AdWords é uma ótima ferramenta para ajudar um e-commerce a aparecer nos resultados de busca do Google. Mas não é a única alternativa para isso.

Nesse sentido, ao contar com uma estratégia de SEO, a sua loja virtual pode aparecer nos resultados de busca sem pagar nada por isso. E o melhor: poderá continuar atraindo clientes mesmo depois de abandonar a estratégia.

De qualquer forma, o SEO é uma estratégia bastante complexa. Envolvendo alterações no código fonte de seu site e até mesmo ações de relacionamento com outras páginas pela internet. Por isso, vale a pena investir em um curso de qualidade sobre o tema.

E um dos melhores cursos de marketing digital focados em SEO do mercado é o Treinamento de SEO oferecido pela MOZ. A MOZ é uma das maiores empresas especializadas no assunto em todo o mundo.

Totalmente em inglês, o curso está hospedado no Udemy, uma das maiores plataformas de ensino EaD do mercado. Vale a pena investir seu tempo neste material.

5. Como montar uma loja virtual

Ao contrário do que muita gente pensa, para garantir o sucesso de uma loja virtual não basta conhecer as melhores práticas de marketing digital.

É preciso conhecer as melhores práticas relacionadas à logística, formas de pagamento, ferramentas de gestão e até mesmo o conhecimento dos softwares responsáveis pela gestão do negócio.

Por isso, é importante fazer cursos que ensinem mais do que boas práticas de promoção e que assim, apresentem os requisitos indispensáveis para uma boa administração.

Uma boa alternativa para quem está começando é o Como Montar Uma Loja Virtual, oferecido pelo Curso de E-commerce. O curso é totalmente online. Com um pequeno investimento, você terá acesso a diversos materiais de apoio que vão ajudar a dominar o tema.

6. Certificação em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das maiores tendências do marketing para os próximos anos, sendo muito usado por e-commerces para atrair visitantes aos seus sites.

Mesmo assim, por ser uma estratégia ainda recente no meio digital, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como aplicá-la em um negócio digital. Por isso, uma boa maneira de aprofundar os conhecimentos sobre o tema é fazendo a Certificação em Marketing de Conteúdo. O curso oferecido pela Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil.

Este curso é ministrado em 10 aulas, por meio das quais você aprenderá as melhores práticas sobre:

  • criação de personas
  • preparação da estratégia
  • detalhes sobre o funil de vendas
  • sobre as principais métricas para mensurar os resultados

7. Logística para E-commerce

Atualmente, a logística é um dos principais gargalos que impedem o sucesso de um e-commerce. Assim, não são raros os casos de empresas que tiveram de fechar as portas por falhas graves na distribuição de seus produtos para os clientes.

Tendo isso em mente, para abolir de vez esse problema em sua loja virtual é fundamental que você domine todos os detalhes relacionados à entrega e manipulação dos produtos do seu negócio.

Um dos melhores cursos do mercado para compreender o tema é o Curso de Logística para E-commerce do Internet Innovation. Com esse curso você vai aprender:

  • como calcular todo o custo logístico
  • como terceirizar as entregas
  • como fazer o controle de estoque
  • logística reversa e muito mais.

Sobretudo, com um pequeno investimento, você será preparado para lidar com qualquer desafio logístico que seu e-commerce possa encarar.

E agora que você conhece alguns cursos de marketing digital para aprender mais sobre e-commerce, que tal começar a se preparar para criar campanhas promocionais? Então baixe o e-book: Datas importantes para o e-commerce e descubra quais são as mais relevantes para o comércio eletrônico para atrair novos clientes.

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

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