Radar Eletroeletrônicos 2017: destaques do e-commerce de eletroeletrônicos

Novidade!  Atlas apresenta mais uma edição do E-commerce Radar: estudo sobre  e-commerce de eletroeletrônicos.

Mesmo num momento em que disciplina é a palavra de ordem, não há brasileiro que resista a promoções do comércio. Em datas comemorativas, especialmente aquelas oferecidas pela internet. A categoria de Eletroeletrônicos sempre foi a que teve mais destaque no e-commerce mundial.

O consumidor não precisa se preocupar se vai comprar uma coisa e receber outra em casa, completamente diferente da foto que foi exibida no site. O cliente tem mais segurança ao fazer as suas compras. Outro aspecto positivo é que essa categoria no e-commerce tem o público masculino como principal cliente. Até meados de 2012, os homens representavam mais de 60% entre os e-Shopper.

Nesse post iremos te mostrar os principais destaques do e-commerce de eletroeletrônicos no primeiro semestre de 2017. Confira:

e-commerce de eletroeletrônicos

Acesso via dispositivos móveis em e-commerce de eletroeletrônicos

e-commerce de eletroeletrônicos-moveis

Por conta do ticket médio 70,1% (como discriminado na página 19 do Estudo: Radar Eletroeletrônicos) superior à media das demais categorias, a experiência de compra no e-commerce de eletroeletrônicos envolve um processo de pesquisa maior e menos espaço para compras por impulso. A menor representação de mobile (celulares e tablets), 13,8% contra 31,7% das demais categorias, destaca a natural insegurança do consumidor no momento de efetivar compras de produtos de maior valor via dispositivos móveis. Muitos pesquisam pelo smartphone, mas é no desktop que a jornada termina.

A tendência é que os smartphones ganhem cada vez mais espaço em toda a jornada de consumo no e-commerce de eletroeletrônicos. Não só em categorias de menor valor. Para isso, alguns desafios precisam ser superados: muitos consumidores não compram pelo mobile por acharem seus celulares muito pequenos para lidar com o checkout. Por exemplo: grande parte das lojas ainda não tem uma versão mobile com boa usabilidade; em geral, a conexão é lenta, dentre diversos outros fatores. Investir em User Experience e estratégias criativas pode ser determinante para conquistar vantagem competitiva nesse ambiente.

ecommerce-radar-eletro-moveis-comentario1  Weverton Guedes – Partner da Neomove

 

Taxa de conversão por estado

Analisando os números é evidente a correlação entre taxa de conversão das lojas no e-commerce de eletroeletrônicos e o poder aquisitivo dos estados. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal são os estados com a maior taxa de conversão, com 1,7% no 1º semestre de 2017. Ainda temos uma grande diferença na taxa de conversão entre os estados do Sul/Sudeste e o resto do país, grande parte dessa diferença se deve aos desafios logísticos, o custo e os prazos de envio para a região norte são muito mais altos comparados com a região sul e sudeste.

A categoria eletroeletrônicos está ainda mais penalizada nas taxas de conversão por causa do peso médio da mercadoria muito mais alto e conseguente alto custo logístico frente a média de todas as categorias do e-commerce brasileiro. As taxas de conversão no Brasil são bem menores que nos Estados Unidos e Europa mas aos poucos estas taxas irão se equalizar, especialmente se houver uma retomada macroeconômica no Brasil.

e-commerce de eletroeletrônicos-conversao
ecommerce-radar-eletro-conversao-comentario  Gabriele Belline – Partner da Neomove

Comportamento de navegação

Por ser uma compra minimamente planejada e/ou discutida, os usuários acabam analisando bastante o produto antes de comprar, isso explica melhor o maior tempo de navegação nesse tipo de categoria. Outro ponto que influencia bastante o tempo de navegação. É a prática disseminada entre os usuários em consultar a opinião e reviews de outras pessoas que já adquiriram o produto.

Para os itens de maior valor ou alta influência estética nos ambientes, visitas às lojas físicas costumam fazer parte da jornada de compra (se aproveitem disso, lojistas omnichannel, existem muitas oportunidades!). O alto índice de visitantes novos em relação aos retornantes, ocorre por conta da comparação que os clientes fazem entre as diversas opções de produto disponíveis, levando em conta especificações técnicas, média de preço e custo/benefício.

e-commerce de eletroeletrônicos-navegacao

Em seguida vem a comparação de preços em diferentes lojas, combinado com valores e prazos do frete. Por fim, temos uma taxa de rejeição ligeiramente maior. Tanto devido ao comportamento comparativo que falamos acima, quanto por ser uma compra planejada. Mas mesmo assim tendo os usuários impactados por promoções via e-mail e anúncios diversos.

Esses números podem ser melhores olhando com mais carinho para o CRM. E conhecendo melhor o comportamento de navegação de cada usuário para impactar com o produto certo, na hora certa, com a melhor experiência de compra possível.

Algo que me chama atenção no estudo, é a discrepância dos compradores de eletroeletrônicos e compradores de e-commerce em geral. Quando assunto é abandono de carrinho: a taxa de abandono é muito menor, 68%, contra 84%. Alguns fatores podem contribuir para essa diferença: em primeiro lugar, eletroeletrônicos contam com um ticket mais alto (mais de 70% mais alto). O que também impacta na frequência com que os consumidores irão comprá-los (1,3 itens por pedido é a média, contra 3,3 das demais categorias.)

Numa compra mais complexa, que acontece menos vezes e consequentemente mais cara, o consumidor tende a demorar mais para pesquisar, analisar e avaliar qual item vai comprar. Sendo assim, ele já chega ciente do que quer no momento da compra, tendo menos espaço para fugir dela. Isso nos gera dois insights importantíssimos: o primeiro é que você tem mais informação, com mais detalhes no seu site, agregando maior valor ao processo de compra do consumidor. Você terá uma vantagem em relação aos concorrentes.

Afinal, você vai eliminar boa parte da jornada desse consumidor, no qual faria diversas pesquisas no Google, em sites variados até encontrar o seu. Com informações detalhadas e que tenham chamadas de ação claras para compra do produto. O segundo é ainda mais delicado: o que acontece com esses 68% que ainda abandonam? Isso normalmente acontece por falta de um guia para o consumidor, e que pode se perder na experiência da página ou até mesmo ter maiores dúvidas que gostaria de tirar com um atendente humano. Por isso, o atendimento é essencial até mesmo na hora da compra. Com soluções de chat, robô ou FAQs inteligentes, seu e-commerce pode diminuir ainda mais essa taxa.

Albert DeweikAlbert Deweik Especialista em atendimento ao consumidor e CEO Neoassist

ecommerce-radar-eletro-carrinho

Top origens de pedidos

Quando falamos do mercado de e-commerce de eletroeletrônicos, temos um comportamento distinto dos demais. Isso porque estamos falando de (no geral) produtos de valores mais elevados. Quantos sapatos você compra por bimestre? E quantas TVs?

O menor abandono do carrinho nesse segmento pode ser o fato de que os consumidores pesquisaram mais sobre o produto antes de tomar a decisão. Isso torna a adição de um produto ao carrinho um fator mais próximo da compra efetiva.

e-commerce de eletroeletrônicos-pedidos

Posso não estar precisando de uma camisa hoje. Mas ao ser impactado por uma publicidade que apresenta um bom desconto naquela marca famosa. A chance de compra é muito maior do que a publicidade de um home theater. Essas particularidades da categoria de eletroeletrônicos tem um impacto grande sobre os investimentos em canais de aquisição em aquisição.

A gestão das ações de marketing digital tende a ser mais desafiadora. É interessante também destacar a alta dependência de Google para converter, origem essa que gera mais de 56% das transações.

ecommerce-radar-eletro-pedidos-comentario  Kleber Forato – Diretor de Business Inteligence na Z+

 

Quer mais informações gratuitas sobre o e-commerce de eletroeletrônicos brasileiro? Acesse o estudo completo clicando aqui!

 E-commerce Radar : e-commerce de eletroeletrônicos

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *