E-commerce no Google Analytics: Você sabe a importância para a sua loja online?

Conheço diversos casos de empresas de loja online que começaram a trabalhar campanhas online, seja no Google ou em outras mídias e que depois de um curto período, desistiram. “Não deu resultado”, “Não tive o retorno esperado”, “Isso aí não funciona” … são algumas das justificativas para abandonar o projeto.

Google Analytics - Loja Online

Cada vez mais as empresas estão buscando soluções para atrair clientes e fugir da crise. E campanhas online são um caminho rápido e dependendo da situação, com baixo custo. Porém, muitos não se atentam que trazer um cliente até sua loja online, pode ser fácil, mas se ele chegar e não for bem atendido, ou seja, não encontrar facilmente o que procurava, todo o seu esforço (e investimento) irá pelo ralo.

E como o Google Analytics poderia mudar isso para a minha loja online?

O Google Analytics é a ferramenta de análise web gratuita mais completa e utilizada no mundo. Com ele, podemos entender o comportamento do usuário no chamado “pós-clique”. Ou seja, entender onde devemos melhorar nosso site e/ou campanhas para conseguirmos fazer com que os clientes atinjam o objetivo esperado. Alguns desses objetivos podem ser uma compra, o preenchimento de um formulário, a visualização de uma página importante, um download, etc.

Com o Analytics, conseguimos saber desde dados básicos, como quantos usuários visitaram o site. Outras informações são quais as páginas mais acessadas, quais origens de tráfego geraram mais resultados, dentre outras. É possível também entender os chamados funis multicanais. Nos funis podemos entender o comportamento das diferentes interações do usuário com o site antes da conversão. Além disso, podemos utilizar modelos de atribuição, para darmos o crédito a esses pontos de acordo com o objetivo das campanhas.

Todas essas informações proporcionam um melhor entendimento do desempenho das campanhas e também do site. Isso facilita a otimização e torna muito maior as chances de sucesso.

E o mais importante, o Analytics não se limita a coletar dados apenas de campanhas no Google. Monitora também e diversas outras mídias, desde que configuradas corretamente. É possível, por exemplo, entender o desempenho de anúncios em redes sociais, e-mail marketing, banners em portais e blogs, etc.

Se você tem um site ou uma loja online, conhecer e entender o Google Analytics é essencial!

Quer experimentar?

O acesso à ferramenta é gratuito (Google Analytics) .

Deixe seu comentário

Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *