E-commerce radar 2017: frete gratuito

Visando a evolução do consumidor atual do e-commerce, o seu perfil é de um comprador que busca por vantagens.  E seguindo essa lógica, o frete gratuito traz benefícios para esse cliente cada vez mais tecnológico.

Nesse caso, ele tem várias vantagens: não perde tempo para comprar aquilo que deseja. Não gasta combustível para se locomover até a loja, e entre outros fatores. O frete gratuito é uma ferramenta que, se bem usada pode alavancar e muito as vendas do e-commerce.

Ele também tem se mostrado um dos fatores determinantes para a finalização da compra.  Já está provado que boa parte dos carrinhos é abandonada por causa da alta tarifa de entrega. E também a ausência de taxa para impulsionar as vendas no e-commerce.

A organização para entregar produtos numa data certa, por meio de uma transportadora de confiança, custa caro. Mas os lucros obtidos recompensam a iniciativa. Parcerias com fornecedores e transportadoras pode ser a saída para não perder nada com as campanhas de frete gratuito.
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Quando oferecer o frete gratuito no e-commerce

  • Datas comemorativas: Como o número de vendas já tem potencial para aumentar em datas específicas, pode ser mais vantajoso. E menos prejudicial para as finanças, oferecer frete gratuito nessas datas.
  • Fase final da jornada de compra: Quando o cliente estiver na fase final da jornada de compra. Comparando os seus produtos com os da concorrência, pode ser o momento certo de oferecer essa vantagem extra e fazê-lo optar por sua loja.
  • Conversão: O frete gratuito pode ser o argumento perfeito para convencer o visitante a realizar uma determinada ação. Por exemplo, “assine a newsletter”, “indique a loja para um amigo” ou “realize a primeira compra e ganhe o frete grátis!”.
  • Produtos específicos: Para os produtos mais baratos de transportar, você pode oferecer o frete gratuito sem colocar em risco o faturamento da sua loja.
  • Valores específicos: Nesse caso, é possível oferecer a gratuidade no envio para aqueles clientes que alcançarem um valor específico na compra. Essa prática é bastante utilizada para aumentar o ticket médio. Dessa forma, o aumento do valor da compra compensa a redução da margem de lucro por conta da isenção do frete.
  • Localidades específicas: Nessa modalidade, o frete gratuito é oferecido apenas para as localidades onde o valor do envio é mais barato. Assim, não há desequilíbrio dos resultados.
  • Em caso de troca: Oferecer frete gratuito para os clientes que precisarem realizar a troca de uma mercadoria. Porque o produto não serviu ou porque a cor não combinou tão bem, pode ser vantajoso, pois gera segurança no cliente.
  • Retirada no local: Para os casos em que o cliente precisa do produto rapidamente, e em que a loja possui escritório físico, pode ser interessante oferecer a retirada no local sem nenhum custo.

Dados do frete gratuito no e-commerce em 2017

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Historicamente, no mercado brasileiro, o frete gratuito foi uma forma de incentivar as vendas. Hoje seu percentual diminuiu drasticamente. É visível como cada categoria usa essa forma de incentivo de vendas de formas distintas. A média geral é de 29,8% mas com picos de 56% em Casa, por exemplo.

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