E-commerce Radar – Black Friday 2017: veja o resumo

E-commerce Brasileiro – Veja agora os resultados e destaques na Black Friday 2017 e prepare o seu e-commerce para vender ainda mais o ano inteiro!

Idealizado pelo Atlas, o E-commerce Radar é o estudo mais completo sobre o comércio eletrônico brasileiro. Tendo como foco a divulgação de dados e informações práticas para auxiliar no crescimento do mercado. Convidamos um dos realizadores do Projeto, Gabriele Bellini, Partner na Neomove, para nos trazer detalhes da sua análise e mostrar o critérios e insights desse estudo para vocês leitores.

O estudo e-commerce Radar nasceu das necessidades de entender como é o comportamento dos clientes no e-commerce brasileiro. Além de dar alguns insights importantes para os e-commerces entenderem e confrontarem as próprias métricas. Comparando com as informações fornecidas pela mídia da categoria em que elas pertencem.

“Nós fizemos o primeiro estudo no semestre passado, onde colocamos muitas medidas relativas à todas as categorias. E depois realizamos estudos específicos para as categorias mais expressivas, para os segmentos de eletrônicos, modas e do setor automotivo”, comenta Gabriele Bellini – Partner da Neomove.

Mas como se iniciou estudo Black Friday 2017

O estudo e-commerce Radar Black Friday 2017 é semelhante aos outros estudos já feitos, porém, nesse caso a análise foi feita de maneira abrangente, e não tanto setorial. Tudo o que acontece na Black Friday destoa muito do comportamento normal do consumidor, isso ocorre pelo preço diferente, que atrai um outro tipo de público. “E a nossa intenção era observar como eram essas métricas e como elas se comportam”, comenta Gabriele.

resumo black friday destaque

Porque fazer um estudo voltado para a Black Friday? Necessário?

Entenda o que é a Black Friday – Criado pelo segmento de varejos dos Estados Unidos, o termo Black Friday trata-se de uma mega ação de vendas. Com grandes descontos e que acontece há décadas, sempre na última sexta-feira de novembro. Data que ocorre logo após o Dia de Ação de Graças nos EUA. Para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias que chegam até 70% do valor normal do produto.

Aqui no Brasil, o evento nasceu oficialmente em 2010. E desde então vem aumentando bastante os seus números, tanto em vendas quanto em números das empresas participantes. Geralmente essa é a data mais esperada do ano pelos gestores de e-commerce. E toda essa expectativa tem um bom motivo, pois, nessa temporada o aumento de vendas é certeiro.

“Hoje a Black Friday representa uma parcela expressiva das vendas do total ano, e perdê-la significa na verdade perder uma boa parte de uma receita de sucesso que você poderia ter”, ressalta Gabriele.

Mas o que é o Atlas?

O Atlas é uma solução de inteligência para e-commerce, que busca auxiliar as lojas virtuais brasileiras a alavancar resultados por meio do uso eficiente da análise de dados. Com uma ferramenta 100% gratuita, possui a maior base de dados de e-commerce com o nível de detalhe apresentado nesse estudo.

resumo black friday foto

E-commerce Radar Black Friday 2017: Resumo das principais categorias

Participação por gênero

Mais mulheres compraram na Black Friday 2017 comparado com o normal. Normalmente, esse panorama é meio a meio, mas nesse caso as mulheres são ainda mais representativas se comparadas ao ano anterior.

resumo black friday genero

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

Aquisição via Google

Sem ele praticamente não existiria e-commerce no Brasil. Por isso é fundamental que essa estratégia seja bem executada, através de SEO ou mídia paga.

resumo black friday google

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

Taxa de conversão

A taxa de conversão no período de redução de preços passa a ter 2,7%, isso significa que essa conversão quase dobra, em algumas categorias isso é mais visível. Com o passar dos anos, as pessoas se tornaram mais confiantes para comprar na Black Friday, o que demonstra o aumento desse percentual.

resumo black friday conversao

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho aumentou se comparado ao ano anterior. Não tem uma explicação definida para isso, mas provavelmente as pessoas que desejam determinado produto o procuram em mais sites que o normal, aumentando assim a variedade de opções nas quais ele tem acesso. E também tem outro viés, que pode ser o fato de o consumidor ter medo que esse produto seja comprado por outra pessoa, pois, o estoque é pequeno. Então de alguma forma ele coloca o produto diretamente no carrinho e depois não continua a compra.

resumo black friday carrinho

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

Frete gratuito

O frete gratuito também tem um impacto maior na Black Friday 2017, ele é uma outra arma de desconto. Então esse desconto normalmente acontece, e esse aumentou ainda mais comparado ano ano anterior.

resumo black friday frete

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

Ticket médio

O ticket médio comparado ao normal teve um aumento significativo na Black Friday. Isso porque as pessoas normalmente compram mais produtos, colocando-os dentro do carrinho e ao mesmo tempo compram em geral produtos com o valor agregado maior, e mesmo esse período do ano para comprar.

resumo black friday ticket

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar – Black Friday 2017.)

“O cliente já conhece a Black Friday, são vários anos falando disso. Então ele tem se preparando antes, isso de alguma forma penaliza as vendas do mês todo de novembro. Tem um pico nesses dias determinados, mas todas as vendas anteriores a essa data caem muito. Então na verdade existem os prós e contras de entrar na Black Friday. Mas hoje em dia não da mais para ficar fora. Estar fora da Black Friday significa perder as vendas de novembro e não se beneficiar das vendas adicionais, ela já se tornou essencial para o varejo”, finaliza Gabriele.

resumo black friday comentario Gabriele Bellini – Partner da Neomove

 

Nossa conclusão

Comparado ao ano passado a Black Friday 2017 foi melhor. Do ponto de vista do e-commerce e do cliente as vendas foram maiores que o ano passado e todos os indicadores mostram uma melhora desse 2017 comparado com 2016. Confira o panorama completo acessando o estudo gratuito clicando aqui!

Estudo Black Friday 2017

 

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *