E-commerce Radar: Taxa de Conversão por Categoria

No e-commerce, o termo “Taxa de conversão” geralmente se refere à relação entre o número de visitas a uma loja online e o número de pedidos feitos em um determinado período de tempo.

No final do dia, o sucesso do comércio eletrônico se resume à sua capacidade de transformar os usuários passivos em clientes pagantes. É por isso que a taxa de conversão é uma das principais métricas do e-commerce.

Por exemplo, se seu site recebeu mil visitas no mês passado e obteve dez pedidos, sua taxa de conversão seria de 1%.

Se você gerencia uma loja online, é provável que você tenha essa taxa de 1% como média para comparar com a taxa de conversão da sua loja. Entretanto, os resultados podem ser muito diferentes para cada categoria. Por isso, publicamos esse estudo com o intuito de te auxiliar a balizar seus resultados e otimizar suas ações.

Metodologia do estudo

A metodologia para o estudo envolve principalmente a agregação dos dados de vendas de mais de 700 lojas online conectadas ao Atlas, nossa ferramenta de inteligência para e-commerce. A base para o estudo contempla dados de lojas de todos os portes e com a representatividade necessária para garantir alto nível de confiança das informações.

Os dados são anonimizados e agregados para garantir a segurança das informações dos lojistas.



Consolidado parcial de taxa de conversão

O primeiro infográfico apresenta a taxa de conversão para cada categoria monitorada no período de janeiro a abril de 2017. Veja e compare os resultados da sua loja com a respectiva categoria.

Taxa de Conversão por Categoria Jan a Maio 2017

Evolução da taxa de conversão de janeiro a abril de 2017

O próximo gráfico apresenta a evolução mensal da taxa de conversão para cada categoria no período analisado.

Taxa de Conversão por Categoria - Evolução - Jan a Maio 2017

Taxa de conversão por categoria e Dispositivo de acesso

Apesar do aumento expressivo do uso de smartphones para efetuar transações online, a taxa de conversão do dispositivo móvel ainda é baixa, indicando uma grande margem para melhoria e adaptação da navegação ao comportamento do consumidor.  As categorias com a melhor taxa de conversão em smartphones são Moda Íntima e Sex Shop,  ambas com 1,3%.

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Taxa de conversão por Estado

É evidente que o poder aquisitivo do estado influencia diretamente a performance de conversão das lojas. Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados com a maior taxa de conversão, ambas com 1,8% no 1ºsemestre de 2017. Apesar de São Paulo liderar em volume de pedidos e de acessos às lojas virtuais, está em 6º na análise de taxas de conversão, com a média de 1,3% no semestre Sul é a região com a melhor taxa de conversão média, de 1,5%, seguido do Sudeste com 1,3%, Centro-oeste com 1,2%, Norte com 1,0%. Nordeste tem a menor taxa de conversão, com 0,8%.

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“A taxa de conversão média superior da região Sul impacta positivamente nas vendas dos varejistas que investem
nessa região, com captação de clientes por meio de estratégias de marketing geolocalizadas. A alta taxa de conversão do Rio de Janeiro impressiona, demonstrando um comportamento notoriamente mais multicanal, com o processo de pesquisa acontecendo de forma sinérgica entre o online e o offline e com forte interação final no funil de vendas acontecendo no ambiente online.”

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Taxa de conversão por dispositivo de acesso

 

Taxa de Conversão por Categoria e Dispositivo de Acesso

“A experiência oferecida pela versão móvel do seu e-commerce precisa ter foco absoluto na tarefa a ser cumprida pelos clientes: a realização da compra com sucesso. Você pode melhorar sua taxa de conversão utilizando os dados de navegação coletados dos seus visitantes. Esses dados auxiliam na decisão de quais elementos otimizar em cada página e quais remover.”

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Os cuidados com a generalização da taxa de conversão

Os consumidores podem se comportar de forma muito diferente, dependendo do tipo de produto que estão comprando, de quem eles estão comprando e onde estão localizados. E todos esses fatores afetam as taxas de conversão.

Pessoas que querem comprar um produto de beleza, por exemplo, não terão o mesmo comportamento de compra daqueles que buscam produtos eletrônicos.

Outro aspecto que tem um grande impacto nas taxas de conversão é o preço. Produtos caros exigem um processo de compra mais complexo do que os mais baratos. Então, quando você precisa visitar um site várias vezes para fazer uma compra, a taxa de conversão desse site irá naturalmente cair. Pense em quantos sites você visitou antes de comprar seu carro e quanta pesquisa você fez para comprar um livro.

O que é uma boa taxa de conversão para minha loja?

As taxas de conversão por categoria apresentadas aqui dão uma boa noção sobre o desempenho das lojas concorrentes. Esse é um ponto de partida, mas você também precisa considerar outras variáveis como:
  • Semelhança em tamanho
  • Modelo de negócios
  • Localização
  • Plataforma utilizada
Todos esses fatores têm uma grande influência no que pode ser considerado uma “boa taxa de conversão”.

Como melhorar a taxa de conversão da minha loja?

As ações que podem ter impacto significativo na taxa de conversão da sua loja são diversas. Depende de muitas variáveis e testes. Como parte da nossa missão de ajudar o e-commerce brasileiro a crescer, publicamos nesse blog uma série de artigos que podem te ajudar a entender o que deve ser feito para otimizar seus resultados. Veja:

Como encontrar mais dados importantes para o meu e-commerce?

Por meio da ferramenta Atlas em 5 minutos você terá acesso a painéis de dados que vão te ajudar a crescer seu e-commerce. Acesse www.neoatlas.com.br

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

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6 Resultados

  1. 31 de maio de 2017

    […] possam balizar seus resultados e otimizar suas ações. Nós já publicamos outro estudo sobre a taxa de conversão por categoria (que você pode visualizar clicando aqui). Dessa vez, disponibilizamos os comparativos para outro indicador muito importante: ticket […]

  2. 9 de junho de 2017

    […] Leia o E-commerce Radar: Taxar de Conversão. […]

  3. 9 de junho de 2017

    […] Leia o E-commerce Radar: Taxar de Conversão. […]

  4. 14 de julho de 2017

    […] é o perfil dos consumidores brasileiros geral e por categoria; Qual é o desempenho de conversão e representação de vendas dos estados e principais cidades; Como está o desempenho de […]

  5. 17 de julho de 2017

    […] Qual é o perfil dos consumidores brasileiros geral e por categoria; • Qual é o desempenho de conversão e representação de vendas dos estados e principais cidades; • Como está o desempenho de […]

  6. 10 de agosto de 2017

    […] taxa de conversão média do e-commerce brasileiro caiu de 1,6% para 1,3%, impactado pelo aumento dos acessos via […]

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