Funcionalidades do Atlas: #1 Visão Geral

Atlas funcionalidade 1

Em uma operação de e-commerce é muito importante estar munido de informação para tomar as decisões corretas visando o aumento da sua lucratividade. São os dados que vão te mostrar o sucesso ou não das ações que sua loja online desenvolve.

O acesso rápido aos dados mais importantes da sua loja é crucial para proporcionar agilidade nas decisões do dia a dia. Entretanto, sabemos que os lojistas raramente tem tempo para extrair e analisar diversos relatórios. Muito menos com a frequência necessária para transformar as informações em vendas.

Pensando nisso, desenvolvemos o Atlas e nesse post vou apresentar o funcionamento da nossa Visão Geral, uma das 8 principais funcionalidades da ferramenta gratuita de inteligência para e-commerce. Explicaremos como utilizar todas as funcionalidades nos próximos posts.

Se você ainda não tem acesso, o Atlas é totalmente gratuito e você pode se registrar clicando aqui.

 

Painel de métricas

A primeira parte da Visão Geral do Atlas apresenta 12 indicadores divididos em duas seções:

Métricas de Vendas e Métricas de Visualizações.

 

As métricas mostradas na seção de Vendas são:

Receita, Número de Pedidos, Investimento de Marketing, ROI de Marketing, Ticket Médio e Pedidos Faturados. Esses números vem da sua plataforma de e-commerce (VTEX ou Loja Integrada).

 

Já as mostradas na seção Visualizações são:

Visitas, Visualizações de página, Taxa de Rejeição, Taxa de Conversão, Tempo Médio por Sessão e Páginas por Visita. Esses números vem do Google Analytics.

Atlas_Visão Geral

Essas são as métricas mais utilizadas, como demonstrou o estudo que fizemos com mais de 100 lojistas online. Cada uma delas tem uma importância significativa para a gestão do e-commerce. Se desejar saber no detalhe como cada métrica é usada, acesse a seção de métricas da nossa Central de Ajuda.

 

Evolução de resultados

Na sequência desse painel, mostramos o gráfico de evolução ao decorrer dos meses para cada métrica que você quer visualizar como ela evoluiu:

Atlas - Visão Geral - Evolução

Clicando no card de cada métrica, o gráfico de evolução muda para a que você escolheu. No exemplo acima, selecionamos a métrica de Páginas por Visita que é um dado bem interessante para entender se seu público está navegando mais ou menos na sua loja e naturalmente pesquisando mais ou menos produtos. Uma queda na média de páginas por visita pode significar que os visitantes estão se interessando menos pelos produtos oferecidos. Podem até estar navegando mais objetivamente, indo direto ao ponto e comprando apenas aquele produto em promoção, por exemplo.

Cada indicador pode gerar diversas conclusões e direcionar muitas ações para aumento de vendas. Se deseja entender como usar melhor essas informações, fale conosco respondendo esse e-mail ou pelo chat dentro do Atlas.

 

Opções de filtros

Por fim, todos os dados podem ser facilmente filtrados por Data, Status de Pedidos e por Marketplace/Fulfillment.

Atlas - Visão Geral - Filtros

Filtrar no Atlas tendo seus dados de vendas e de tráfego centralizados na mesma tela é muito mais usual e prático do que direto na sua plataforma (VTEX ou Loja Integrada).

E aí, o que achou?

Nos diga nos comentários e acesse agora mesmo a visão geral, clicando aqui.

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Equipe Atlas

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