E-Commerce no Google Analytics: Como analisar o perfil dos seus usuários

Ecommerce no Google Analytics

Muitos usuários do Atlas nos perguntam sobre o processo de configuração de algumas das funcionalidades do Google Analytics que são críticas para o monitoramento dos resultados do e-commerce e, atendendo a pedidos, decidimos publicar uma série de artigos que explicam de forma prática como essas configurações podem ser feitas.

O objetivo é descomplicar essas configurações e possibilitar que qualquer pessoa, mesmo sem nenhum conhecimento técnico, possa deixar sua conta do Google Analytics redonda. E, pra começar, vamos falar de uma das funcionalidades mais demandadas pelos profissionais de e-commerces:

Relatórios de Informações Demográficas e Interesses para o seu e-commerce

Esses relatórios estão divididos em duas seções: “Informações demográficas” e “Interesses”. Elas incluem Relatórios de visão geral, além de novos Relatórios de faixa etária, sexo e categorias de interesse.

Pela descrição do próprio Google:

  • Eles permitem que você entenda melhor quem são seus usuários.

  • Você pode segmentar o restante dos seus dados do Google Analytics por essas mesmas características. Assim, é possível compreender a diferença entre os usuários que convertem e os que não convertem (e fazer muitas outras comparações).

  • Essas são as mesmas informações demográficas e categorias de interesse usadas para segmentar anúncios na Rede de Display do Google. Use essas informações sobre seus usuários para refinar as estratégias das suas campanhas de publicidade.

  • Nem todos os usuários podem ter informações demográficas associadas a eles. Assim, esses relatórios podem representar somente um subconjunto dos usuários e podem não corresponder à composição geral do site.

Se você quiser mais sobre como o Google determina as informações demográficas e as categorias de interesse dos usuários, acesse a seção de ajuda do Google clicando aqui.

Relatórios disponíveis por padrão

  • Descrição geral de Dados demográficos: a distribuição de sessões (ou outras métricas chave) na sua propriedade por faixa etária e sexo. Sessões é a métrica chave predefinida. Pode também utilizar % de novas sessões, Duração média da sessão, Taxa de rejeição ou Páginas por sessão.
  • Idade: métricas de Aquisição, Comportamento e Conversões distribuídas por faixa etária. Quando analisa em detalhe uma faixa etária, vê a distribuição por sexo e, em seguida, por interesse. As idades inferiores a 18 não são incluídas nos dados.

E-commerce Google Analytics: Relatório de Idade

  • Sexo: métricas de Aquisição, Comportamento e Conversões distribuídas por sexo. Quando analisa em detalhe um sexo, vê a distribuição por faixa etária e, em seguida, por interesse.

E-commerce Google Analytics: Relatório de Sexo

  • Descrição geral de Interesses: a distribuição de sessões (ou outras métricas chave) na sua propriedade pelos 10 interesses principais em Categorias de afinidade, Segmentos no mercado e Outras categorias.

E-commerce Google Analytics: Relatório de Interesses

  • Categorias de afinidade (alcance): métricas de Aquisição, Comportamento e Conversões distribuídas por Categorias de afinidade.
  • Segmentos no mercado: métricas de Aquisição, Comportamento e Conversões distribuídas por Segmentos no mercado.
  • Outras categorias: métricas de Aquisição, Comportamento e Conversões distribuídas por Outras categorias.

Como ativar os Relatórios de Informações Demográficas e Interesses

A configuração desse relatório é muito simples! Para começar, acesse sua conta do Google Analytics e no menu lateral clique em “Públicos-alvo”, depois em “Informações demográficas” e por fim em “Visão Geral”, como indicado abaixo:

E-commerce Google Analytics: Menu

Na tela que vai carregar, a seguinte indicação vai aparecer se você não tem esse relatório ativado:

E-commerce Google Analytics: Ativação

Clique no botão “Ativar” e pronto!

E-commerce Google Analytics: Pós ativação

Você precisará aguardar 24 horas para que seus dados comecem a aparecer e você poderá analisar o perfil dos usuários do seu e-commerce nesse mesmo caminho.

Fácil, né?

O nível de dificuldade dos próximos guias será maior, mas buscaremos o modo mais prático de explicá-las para que você possa focar na operação do seu e-commerce. Então, se você tiver alguma dúvida e quer que publiquemos à respeito, só comentar abaixo!

Até o próximo post!

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

1 Resultado

  1. 22 de agosto de 2017

    […] coleta desses dados também pode ser usada para que a loja trace um perfil dos usuários e, assim, passe a direcionar suas ações de marketing de acordo com cada público […]

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