Mídia Online: práticas para alavancar resultados

Sabemos que para obter resultados significativos com um e-commerce, é necessário aplicar várias estratégias de mídia online /  marketing digital.

Sabemos que para obter resultados significativos com um e-commerce, é necessário aplicar várias estratégias de marketing digital.

No entanto, muitas delas podem trazer resultados expressivos apenas em longo prazo, e é por isso que muitas empresas apostam na mídia online como forma de acelerar os seus ganhos no ambiente virtual.

A compra de mídia online pode ser uma excelente alternativa, ajudando a marca a conseguir um retorno maior no curto prazo e ganhar fôlego para as ações com maior período de duração.

Saiba mais sobre o assunto:

Mas afinal, o que é mídia online?

A publicidade na internet, também chamada de mídia online, oferece diversas possibilidades para alcançar a persona do negócio por meio de alguns veículos.

É uma forma menos invasiva com recursos avançados de segmentação para tornar a abordagem o mais relevante possível.

Desse modo, o consumidor não se sente bombardeado de anúncios, nem tampouco entediado com a marca.

Ao invés disso, as pessoas se sentem envolvidas pela publicidade que tem contexto e é entregue no momento ideal. Essa é a tendência para atrair cada vez mais consumidores interessados pelo seu negócio.

Qual a importância da aplicação da mídia online para estratégia de e-commerces?

As estratégias mais recomendadas de marketing digital como a criação de conteúdo valioso, a aplicação de táticas de SEO, dentre outras, são muito eficientes.

Entretanto, para obter resultados com essas estratégias, é preciso um tempo maior de aplicação.

Muitas vezes, a loja virtual precisa obter recorrência nas vendas para investir mais pesado nas ações digitais. Assim, o mais indicado para aumentar as conversões é apostar na mídia online.

Com ela, será possível atrair um volume de tráfego maior rapidamente e, consequentemente, acelerar as vendas dentro do site.

A seguir, apresentamos as principais opções de mídia online para alcançar resultados extraordinários com o seu e-commerce.

Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook está repleta de opções para segmentar o público de forma eficiente. E o melhor: o custo para investir no Facebook Ads é muito acessível, podendo chegar a R$ 5,00 por dia, por exemplo.

O grande segredo dessa mídia é poder customizar a sua audiência. Ou seja, com o recurso dos “públicos personalizados” é possível fazer upload de uma lista de contatos que você tenha para que o Facebook encontre essas pessoas na sua base e exiba o seu anúncio para elas.

Isso é fantástico, pois esse público certamente já teve contato com o seu negócio de alguma forma, o que torna a publicidade mais relevante.

Outra possibilidade muito interessante é criar um “público semelhante” a partir da sua lista de contatos. Com isso, a rede busca por pessoas que correspondam ao perfil semelhante dos seus clientes, prospects etc.

No caso do e-commerce, outra oportunidade muito bacana com o Facebook Ads é utilizar a segmentação mais detalhada. Um exemplo disso é criar anúncios para pessoas que façam aniversário nos próximos dias.

Como forma de presenteá-las, você pode criar um anúncio com um desconto ou brinde da loja parabenizando-a pelo seu dia. É uma forma mais relevante de promover os produtos e serviços oferecidos.

O remarketing também é um recurso avançado que pode ser muito bem utilizado na criação de campanhas. Através de um pixel instalado na loja virtual, é possível criar anúncios para impactar pessoas que abandonaram o carrinho, por exemplo.

Enfim, são muitas chances para atrair novos clientes de maneira muito efetiva e, com certeza, mais acessível do que nos veículos de mídia tradicional.

Sem falar que a todo momento tudo pode ser mensurado e aprimorado para potencializar ainda mais o ROI.

A cobrança dos anúncios pode ser realizada considerando o custo por clique, toda vez que alguém clicar no anúncio será debitado, ou através do custo por mil impressões, que cobra a cada mil visualizações do anúncio.

Google Adwords

O Adwords é uma solução de publicidade disponibilizada pelo Google que possibilita criar anúncios por meio de links patrocinados.

Sendo assim, quando alguém digitar uma palavra-chave relacionada à sua loja, o site aparecerá em destaque na primeira página do mecanismo de busca e acima dos resultados orgânicos.

Para definir a posição que o seu anúncio será exibido, o Google realiza uma espécie de leilão. Entretanto, nesse caso, nem sempre a empresa que possui o maior lance ganha.

Isso é muito interessante, pois mesmo com verbas enxutas, as pequenas e médias empresas têm condições de disputar com grandes marcas.

Além do valor disponível para o lance, a qualidade é um dos fatores com mais peso na classificação de um anúncio.

Por isso, é fundamental investir em textos relevantes que contenham a palavra-chave buscada pelo seu público. Afinal, o texto do seu anúncio precisa estar compatível com a pesquisa realizada por uma pessoa.

É importante ressaltar também que a qualidade da página de destino conta pontos nessa hora. Ou seja, para obter sucesso com os anúncios no Adwords, também é preciso direcionar as pessoas para a página específica do produto anunciado.

Evite conduzir o público até a página principal da loja se a publicidade divulga um produto específico. Caso contrário, você pode ser penalizado e o seu  anúncio não alcançará todo o potencial da sua audiência.

Outra vantagem em investir nessa opção é que as pessoas que serão alcançadas já estão mais propensas ao consumo.

Afinal de contas, quando estão digitando as palavras, esses consumidores já estão em busca das soluções disponíveis no mercado para resolverem o seu problema.

Para criar uma campanha na rede de pesquisa, é preciso definir um orçamento diário. Mas você será cobrado somente quando uma pessoa clicar no seu anúncio – o chamado CPC, custo por clique.

Posteriormente, é preciso criar diferentes grupos de anúncios. O recomendado para manter a organização até mesmo no momento de medir os resultados é dividir os produtos oferecidos em diferentes grupos.

Vamos imaginar que se trata de uma empresa que vende produtos para a casa. O ideal é que um grupo contenha os eletrodomésticos, outro os móveis etc.

Assim, os anúncios e palavras-chave correspondentes a cada grupo serão voltados para cada tipo de produto (geladeira, cama, dentre outros).

A segmentação também pode ser utilizada para, inclusive, agendar a exibição dos anúncios para dias e horários mais movimentados pela audiência.

Imagine que, ao começar uma campanha no Adwords, você percebe que na parte da manhã não há tráfego, mas a noite os acessos são muito maiores. Diante disso, é possível otimizar os resultados agendando os seus anúncios.

Redes de afiliação

Outra alternativa é optar pelo marketing de afiliados com plataformas como Zanox, Netafilliation, Afilio, CityAds, Lomadee etc., canais eficientes para geração de vendas no modelo CPA (custo por ação).

Nesse método, os profissionais divulgam os produtos e serviços da empresa e são comissionados toda vez que uma venda é efetuada.

Ao contrário dos modelos apontados anteriormente de CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil), com as redes de afiliação é possível conquistar um retorno sobre o investimento mais adequado.

Agora que você já sabe quais são as principais práticas para começar a sua estratégia de mídia online, que tal receber novos conteúdos? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as táticas para ter um e-commerce de sucesso!

 

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Equipe Atlas

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