Radar Eletroeletrônicos 2017: perfil dos compradores

Confira o panorama do e-commerce brasileiro de Eletroeletrônicos,  acompanhe o estudo mais recente do perfil dos compradores de eletroeletrônicos!
A desigualdade na distribuição de renda, e os altos custos de telefonia móvel ainda são algumas barreiras enfrentadas para expandir os negócios digitais e o consumo do e-commerce na América Latina. Porém, apesar disso, o perfil dos compradores de eletroeletrônicos tem se mostrado ativo nas compras.

Agora o consumidor não tem tanto medo de comprar pela internet, com o passar dos anos a confiabilidade do consumir aumentou,resultante da grande exigência de qualidade dos produtos e oferta online e maior preocupação em ter segurança nos canais de compra. A maior preocupação do consumidor, o recebimento do produto foi respondida com grandes ações de logística, marketing, suporte, pós vendas, relacionamento mais sólido com clientes etc. Com isso, a taxa de devolução também tem se tornado mais baixa que as demais categorias no e-commerce.

Na internet é muito fácil comparar os preços, e o perfil dos compradores de eletroeletrônicos irá com certeza buscar pelo menor valor. No entanto, além de um preço baixo, agregar valor ao produto é um dos diferenciais desse segmento.
O atendimento de qualidade, vantagens competitivas melhores formas de pagamento, estão entre os fatores que irão fisgar o público.

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Vou na concorrência porque preciso, volto porque te amo

O frete grátis também é importante, pois, a facilidade na hora de entrega do produto, mediante a sua qualidade é uma das expectativas que o consumidor de eletroeletrônicos espera ter. Para essa situação, conseguir parcerias com  transportadoras pode ser um facilitador para a sua estratégia.

Oferecer formas de pagamento que agradem ao cliente, também faz parte do novo perfil dos compradores de eletroeletrônicos. Hoje, quem faz suas compras pela internet não está interessado apenas no produto, mas sim em ser bem atendido também. O cliente precisa se sentir satisfeito para voltar, e se ele volta é porque já foi fidelizado pela marca.

Os clientes gostam de se sentir especias, então, é importante manter um bom relacionamento sanando suas dúvidas e resolvendo os seus problemas. Deixando-os cientes do status do pedido e mantendo-os atualizados em relação as novidades da loja. O mais importante é não acabar o relacionamento com o cliente ao final da compra.

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Panorama: Perfil dos compradores de eletroeletrônicos

O público que efetivamente compra eletroeletrônicos, em função do valor do tíquete médio mais alto e da gama de produtos oferecida, tende naturalmente a ser um pouco mais maduro. Porém se destaca também uma tendência de perfil dos compradores de eletroeletrônicos do sexo masculino.

Em relação ao gap de gênero, há uma grande oportunidade para que a compra de produtos seja mais interativa. Estimulante e informativa, de forma a garantir uma maior busca das mulheres para diversos produtos. O que estão hoje sendo comprados por homens ou gerando vendas no ponto físico, em função das habilidades dos vendedores da seção. Sabemos, pelos estudos que realizamos de jornada de compra, que ainda que o pedido não seja efetivamente fechado no  online, os processos de compra passam quase sempre por esse canal. É nessa hora e em base a estes elementos.

Informação simplificada, estímulo visual e emocional, maior interação com produtos, que a taxa de compra pode  efetivamente subir.

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Acreditamos no poder dos compradores de eletroeletrônicos 

Outra informação que chama muito a atenção é a concentração tão alta no Sudeste do Brasil. Ainda que exista uma natural diferença de renda entre as regiões e que os preços de fretes possam ser um grande impeditivo, nossos outros estudos  demonstram que a busca por inovação é muito similar entre as regiões.

Nesse sentido, o portfólio mais premium oferecido pelo e-commerce tem tudo para ser um grande atrativo para os potenciais compradores de praças mais distantes do Sudeste. Para que isso ocorra, é necessário que as empresas fabricantes e varejistas desmistifiquem a crença que “só se vende tanquinho no Nordeste” ou “celular de entrada é o que vende no Centro Oeste”.

Acreditamos, pelas nossas informações, que uma estratégia de Regionalização eficiente é uma das maiores alavancas de crescimento nessa retomada do consumo. O Brasil ainda tem muitos lares buscando fazer upgrade de seus aparelhos eletroeletrônicos e isso se dá claramente em regiões de menor concentração de poder aquisitivo, daí a necessidade de se entender “sem preconceito, as aspirações e o bolso desse consumidor.”

perfil-dos-compradores-de-eletroeletronicos-comentario Felipe Mendes – Presidente do Grupo GfK no Brasil

Quer mais informações gratuitas sobre o e-commerce de eletroeletrônicos brasileiro? Acesse o estudo completo clicando aqui!

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