Pingdom: entenda como funciona e se vale a pena!

As empresas já enxergaram as grandes oportunidades que a internet proporciona. Diante desse cenário, em que as compras online crescem cada vez mais, ter um bom site se tornou um requisito fundamental. Tendo isso em vista, diversos fatores podem contribuir para que seus domínios recebam um tráfego expressivo. Mas para conhecer a fundo o seu próprio site, é preciso monitorá-lo adequadamente. Uma ferramenta muita utilizada para atingir esse objetivo é o Pingdom.

Se você quer conhecer mais sobre essa plataforma, confira nosso post de hoje. Vamos explicar sua proposta e como você pode monitorar o desempenho do seu site com ele. Boa leitura!

Pingdom E-commerce

O que é o Pingdom?

O Pingdom é uma plataforma utilizada para avaliar a eficiência do seu site. Ou seja, ela se propõe a verificar o comportamento dos visitantes em tempo real ou fazer uma análise a partir do banco de dados.

Dessa forma, essa ferramenta permite monitorar o desempenho do seu site e o tempo de carregamento das páginas. Portanto, essa análise permite avaliar a experiência do usuário e otimizar suas ações para oferecer melhores sensações para seus potenciais clientes, aumentando a taxa de conversão.

Você pode também avaliar como uma alteração realizada surtiu efeito, acompanhando a variação no tempo de resposta do site.

Como ele funciona?

Para utilizar o Pingdom não é preciso instalá-lo. Basta se cadastrar, fazer o login e entrar com o seu site. Inclusive, essa ferramenta apresenta uma versão gratuita. Mas nela, você poderá acompanhar um único site. Se esse for o seu caso, vale muito a pena.

Nas versões pagas, por outro lado, o Pingdom aumenta o número de sites monitorados e envia alertas via SMS ou Twitter se o seu site ficar fora do ar, além de outras possibilidades das quais vamos falar mais adiante. Para facilitar a utilização, inclusive, você pode baixar e utilizar o aplicativo Pingdom, disponível para Android e Iphone.

Depois de se cadastrar, para uma análise rápida de performance, dentro da plataforma clique em “Ferramentas do Pingdom”, insira a URL do seu site e clique em “Iniciar teste”. Será gerada uma página com os principais pontos do seu domínio. Uma lista com várias sugestões será criada, com uma nota de avaliação do seu site. Para ver mais detalhes, basta maximizar a seleção. Dessa forma, você poderá otimizar cada ponto do site.

O mais interessante é que o Pingdom não só mostra os problemas, ele dá dicas de solução.

Dentro da plataforma, há diversas opções de monitoramento. Vamos ver algumas possibilidades da versão gratuita e depois da versão Pro, com investimento.

Versão gratuita

Lista de verificação

É exibida uma lista com os principais pontos de análise de desempenho do site, como os redirecionamentos, variações e dados de pesquisa. Cada item da lista é pontuado de acordo com a situação do site. Clicando nos ícones você terá uma lista de recomendações para melhorar o desempenho.

Códigos de resposta

Os códigos de resposta devem ser usados por quem já tem um site operando por um tempo. Essa opção mostra o retorno das páginas, distribuídas desde o que está conforme até os erros de conexão.

Distribuição de conteúdo e solicitação

Nessa opção são geradas quatro tabelas, que informam os seguintes dados:

  • tamanho de conteúdo por tipo;
  • solicitações por tipo de conteúdo;
  • tamanho de conteúdo por domínio;
  • solicitações por domínio.

O primeiro da lista — tamanho de conteúdo por tipo — mostra todas as informações inseridas no site, divididas pelo tipo. Então, as imagens, scripts, CSS, HTML e outros são divididos, indicando o percentual e o tamanho. Isso ajuda a identificar se você está inserindo uma imagem muito grande dentro da página, atrasando a sua abertura.

Já as solicitações por tipo de conteúdo indicam o número de pedidos que o seu site está fazendo para imagens, scripts etc.

O tamanho e solicitações por domínios se referem à origem dos conteúdos. Se você utilizar conteúdos de sites diferentes, nesse caso, isso pode pesar no tempo de abertura da página, impactando diretamente na experiência do usuário.

A análise cascata

A cachoeira permite identificar, visualmente, como o seu site se comporta. Nesse sentido, ela é capaz de indicar onde estão os gargalos no tempo de abertura. É como se mostrasse um caminho que seus usuários percorrem e onde o tráfego é mais lento.

Com um gráfico de barras, cada página tem indicado o tempo de carregamento, dividido entre DNS, SSL, conectar, aguardar, enviar e receber.

Versão Pro

A versão gratuita do Pingdom apresenta diversas opções interessantes. Ainda assim, comparando com outras ferramentas disponíveis no mercado, não há tantas novidades. Porém, quando se escolhe um plano Pro, os recursos se transforam em verdadeiras potências.

Os preços dos planos pagos começam em US $14,95 e vão até US $249 por mês. Por isso, é recomendado avaliar sua necessidade e os recursos que cada plano oferece.

A seguir, serão demonstradas algumas ferramentas da versão Pro.

Monitoramento do tempo de atividade

Esse tipo de controle permite visualizar o tempo de resposta médio e algum período possível que seu site ficou fora do ar. Com isso, ele mostra o percentual de disponibilidade do site e o tempo em que ficou inativo. Assim, você pode filtrar o período de análise, criando avaliações temporais.

Relatórios de velocidade da página

Como o próprio nome já diz, são dados que mostram a velocidade de abertura das páginas, assim como é possível fazer na versão gratuita da plataforma. A diferença é que aqui pode-se utilizar o banco de dados e analisar de forma temporal.

Monitoramento do usuário real

Utilizar os testes de carregamento com você ou o próprio sistema abrindo as páginas é benéfico e traz resultados satisfatórios. Porém, quando esses testes são feitos com usuários reais, os dados obtidos possuem maior legitimidade. Você pode, por exemplo, comparar os resultados de acordo com o perfil dos usuários, pela localização, identificando padrões e otimizando as páginas.

Alertas

Você pode receber alertas do Pingdom sempre que o seu site estiver com algum problema e ficar fora do ar, podendo cadastrar seus contatos para receber e-mails, mensagens do aplicativo ou SMS.

Não tenha dúvidas: é uma ótima ferramenta para aumentar o tempo de atividade do site. Afinal, sempre que houver um problema, você será avisado e pode corrigir em pouco tempo.

Quais são os benefícios do Pingdom?

Vejamos agora algumas das vantagens em utilizar essa plataforma:

  • facilidade de monitoramento do site;
  • conhecimento do próprio site;
  • visualização do desempenho de cada área do site;
  • propostas de solução;
  • acompanhamento da utilização com clientes reais (versão Pro);
  • melhora no tempo de resposta;
  • melhora na experiência dos usuários;
  • maior possibilidade de vendas.

Então, vale a pena utilizar o Pingdom?

Depois de todas essas utilidades e características, concluímos que vale muito a pena a utilização dessa ferramenta. Há várias outras opções no mercado, mas o Pingdom se mostra bastante eficiente, com recursos que te ajudarão a otimizar o seu site e a buscar números cada vez melhores.

Sobretudo, avalie a sua necessidade para escolher entre a versão gratuita e os planos pagos. De qualquer forma, essa ferramenta vai te ajudar bastante!

E então, o que achou do Pingdom? Deixe seu comentário ou dúvida aqui no post e participe da nossa discussão!

Deixe seu comentário

Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *