Por que suas ações de marketing no e-commerce não dão certo?

Assim como muitos lojistas, você pode estar enfrentando dificuldades em executar e ter bons resultados com as ações de marketing no e-commerce. Já realizou vários testes, seguiu metodologias e instruções, investiu em campanhas e remarketing e parece que nada disso trouxe o resultado que estava esperando. Empenhar-se tanto nesta etapa e não ver um resultado significativo nas conversões é, no mínimo, frustrante.

No marketing digital, as mudanças são frequentes. Novas tendências e práticas surgem e nem sempre é possível acompanhar esta evolução. Entretanto, você precisa se atualizar sempre, testar outras formas de marketing e ver quais delas fazem mais sentido em seu e-commerce. Além disso, precisa avaliar onde pode estar errando e corrigir isso o quanto antes.

Se está passando por essas dificuldades, não se preocupe. Preparamos este post para você, com várias dicas valiosas. Confira!

Escolha da plataforma

A escolha da plataforma é uma das etapas fundamentais para garantir o sucesso e pode estar contribuindo de forma negativa em suas ações de marketing no e-commerce. Se a plataforma não lhe fornece todos os subsídios necessários para realizar suas ações, ela limita seu campo de oportunidades, impactando diretamente nas vendas.

A infraestrutura deve ser criteriosamente avaliada. Afinal, um site que demora a carregar ou é muito instável, transmitirá uma imagem negativa ao cliente. Além disso, a plataforma precisa ser bem receptiva à integrações de ERPs e instalação de plugins, pois você provavelmente precisará utilizar essas funções em algum momento.

Se ainda não escolheu uma plataforma, faça um checklist das funções que você deseja ter em sua loja virtual e compare as diversas opções disponíveis no mercado. Se você já tem um e-commerce e está insatisfeito com sua plataforma, se informe, pesquise e tente encontrar uma que se adeque às suas necessidades.

Planejamento de marketing no e-commerce

Um erro muito comum encontrado nas gestões de loja virtual é a falta de planejamento. Antes de criar qualquer ação de marketing no e-commerce, você deve fazer o planejamento estratégico, assim reduz os riscos de erros e aumenta as chances de sucesso.

O título de e-mail marketing tem um papel muito importante e é decisivo para aumentar as conversões. Afinal, precisa convencer o consumidor a abrir o e-mail. A chamada em um banner no e-commerce ou um post nas redes sociais também vai impactar na decisão do cliente. Por isso, essas e outras ações precisam ser pensadas e planejadas com antecedência. Desta forma, você pode traçar estratégias efetivas e garantir que seu alvo seja alcançado.

Vender a qualquer custo

Vender apenas por vender já não é uma realidade e pode ser este um dos erros de suas ações de marketing. A venda sem um propósito tende a ser muito negativa para as empresas. Você até conseguirá algumas vendas desta maneira, porém, com uma estratégia bem definida, poderia engajar e fidelizar esses clientes, além de aumentar o número de vendas consideravelmente.

Atualmente é necessário criar e manter um relacionamento com o cliente. O consumidor quer se sentir importante e saber que está sendo ouvido pelas empresas. Muitas vezes, um bom relacionamento vai fidelizar um consumidor e trazer muito mais resultados do que apenas “empurrar” a venda. Para criar laços e vínculos duradouros com o consumidor, é preciso entender o que ele quer e o que ele necessita.

Adaptação ao perfil de cliente

Você já pensou que suas ações de marketing não estão dando certo porque elas não se encaixam no perfil do seu cliente? Para ter sucesso nas ações de marketing no e-commerce é imprescindível conhecer quem é seu cliente, seus medos e necessidades, para a partir daí, traçar as estratégias.

Muitas vezes as empresas pensam que uma linguagem formal é a que deve ser adotada para falar com seus consumidores. Porém, essa decisão não deve ser apenas intuitiva. É necessário compreender de fato qual o perfil do seu cliente, como ele se comunica e se adaptar à eles. Criar os conteúdos e se posicionar de uma forma que o cliente se identifique com a marca também é muito importante.

Gerenciando os conteúdos publicados

A publicação de conteúdos nas redes é uma das formas mais comuns de marketing no e-commerce, afinal, é lá que aparentemente seu público está. Entretanto, essa estratégia precisa ser gerenciada e testada frequentemente para evitar a rejeição do público consumidor.

Muitos lojistas acreditam que precisam estar em todas as redes sociais ou canais de comunicação para vender mais. Este pensamento está muito equivocado. Em alguns casos, seu público consumidor estará apenas no Instagram (muito comum em e-commerce de moda), então por que “gastar” tempo e investimento em outras mídias? Procure entender onde está seu cliente e o que ele quer receber.

Além disso, avalie a periodicidade das postagens ou envio de materiais por e-mail. Pense que o usuário é bombardeado constantemente com muitas informações e que quando o conteúdo é repetitivo, ele perde o interesse. Tome cuidado com a quantidade de e-mail marketing que está sendo enviado – é melhor qualidade do que quantidade.

Análise dos resultados

Você já realizou as ações mais indicadas de marketing no e-commerce, investiu tempo e dinheiro conhecendo seu público e mesmo assim elas parecem não dar o resultado esperado. Talvez você esteja esquecendo de um fator essencial: as métricas. A análise dos resultados das campanhas é tão importante quanto o resto do processo.

Se deixar de mensurar os resultados das campanhas, não saberá quais ações deram mais resultado ou quais devem ser abortadas. As métricas servem como termômetro para o marketing e devem ser analisadas com frequência. Além disso, dão um direcionamento para as próximas ações, ou seja, com os resultados você pode traçar estratégias mais assertivas.

Análise preditiva

A análise preditiva serve para encontrar padrões e sinalizar o que está por vir. Ela é muito utilizada para recomendações de produtos. A Netflix é um bom exemplo do uso desta estratégia. Como profissional de e-commerce você precisa conhecer esta modalidade e aproveitar suas vantagens.

Atualmente uma empresa não pode apenas confiar na intuição ou achar que existe uma fórmula mágica para obter bons resultados nas ações de marketing no e-commerce. Ela precisa se basear em dados. Utilizando a análise preditiva, você poderá prever resultados e desta forma otimizar suas vendas.

Se assim como muitos lojistas você está com dificuldades para alcançar bons resultados em suas ações de marketing no e-commerce, faça um teste em nossa ferramenta, a Atlas, assim poderemos te ajudar a prever resultados e otimizar suas campanhas.

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Equipe Atlas

Democratizando a Business Intelligence com Atlas.

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1 Resultado

  1. 22 de agosto de 2017

    […] pode ser usada para que a loja trace um perfil dos usuários e, assim, passe a direcionar suas ações de marketing de acordo com cada público específico. Por fim, vale lembrar que também é possível criar […]

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