Como preparar o seu e-commerce para a Black Friday!

Criado pelo segmento de varejos dos Estados Unidos, o termo Black Friday trata-se de uma mega ação de vendas. Com grandes descontos e que acontece há décadas, sempre na última sexta-feira de novembro. Data que ocorre logo após o Dia de Ação de Graças nos EUA. Para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias que chegam até 70% do valor normal do produto.

Aqui no Brasil, o evento nasceu oficialmente em 2010. E desde então vem aumentando bastante os seus números, tanto em vendas quanto em números das empresas participantes. Geralmente essa é a data mais esperada do ano pelos gestores de e-commerce. E toda essa expectativa tem um bom motivo, pois, nessa temporada o aumento de vendas é certeiro.

Só em 2016, o comércio online faturou cerca de R$ 1,9 bilhão, número que é 17% maior do que o ano de 2015. Já neste ano, as expectativas se mantém altas. Mas é preciso ressaltar que o sucesso de vendas na Black Friday depende de algumas variáveis que devem ser analisadas com atenção.

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E como não poderia ser diferente, a Black Friday é uma ótima oportunidade para os gestores de e-commerce aumentarem as vendas no seu negócio. Um grande trunfo para esse ramo, é fidelizar os seus clientes. Segundo a pesquisa realizada pelo Google, 77% dos consumidores entrevistados disseram comprar nos mesmos sites, sendo que 34% fizeram quase todas as suas aquisições na mesma loja virtual.

Comprar durante a Black Friday tem se tornado uma ótima opção para gastar pouco, principalmente devido à época de festas em que ela ocorre, por exemplo. Por isso, algumas lojas já identificaram a importância de se manterem ativas na disputa pelo consumidor. Chegando a fazer plantões de 24 horas para impedir questões como a queda dos sites, por exemplo.

Se prepare com antecedência para a Black Friday

Segundo dados da E-bit, só no ano de 2016 a Black Friday foi responsável pelo segundo maior faturamento de e-commerces no país. Arrecadando cerca de R$1,9 bilhão, ficando atrás apenas no Natal.

Diferente das outras datas, na Black Friday os clientes tem apenas um dia para comprar o seu produto/ serviço. Por isso, é importante que os prestadores de serviços e empresários prestem atenção para planejar e executar tudo o que puderem com antecedência.

Faltando apenas 3 meses para o grande evento, que acontecerá no dia 24 de Novembro aqui no Brasil. É necessário começar a pensar em como aproveitar a data de maneira produtiva para os seus negócios. Esse é um ótimo momento para oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes. Então, fique atento e comece a se planejar para o grande dia!

É importante também manifestar o interesse dos seus potenciais clientes semanas anteriores à Black Friday, podendo assim aumentar o número das vendas. Mas esteja atento também às estratégias que serão utilizadas, para que sejam feitas de maneira organizada.

Nesse post iremos te mostrar as melhores dicas para você fazer sucesso com o seu e-commerce:

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  •  Verifique seu estoque

O primeiro passo a ser tomado, é verificar se você possui na sua loja as mercadorias que estão á venda no seu site. O varejista precisa conferir o seu estoque para garantir que o volume de pedidos estimados possa ser atendido. Pois, caso o cliente não encontre o que procura, ele não hesitará em buscar na concorrência. E a sua marca poderá cair no esquecimento. Você não quer que isso aconteça, não é verdade?!

  • Faça boas estratégias de divulgação

É primordial que você tenha um bom planejamento estratégico. Avaliar quais produtos que colocará em promoção e qual será o desconto oferecido, faz parte do planejamento necessário. Também é importante desde já, começar a preparar as imagens dos produtos  que serão ofertados na Black Friday. Tanto para não precisar correr de última hora, quanto para evitar erros e anunciar valores errados.

  • Melhore a qualidade de entrega

O aumento das vendas no seu e-commerce não deve prejudicar o recebimento da compra com o prolongamento das datas. Assim, como nos outros dias do ano, os comércios online precisam trabalhar para realizar as entregas no menor tempo possível. Então, continue a oferecer essa vantagem inclusive na Black Friday. Essa atitude lhe trará mais destaque no mercado.

  • Facilidade durante a navegação

No momento da compra, principalmente durante o pico da promoção, os clientes não devem sentir dificuldades para encontrar os produtos. Além de uma boa navegabilidade, é interessante que a plataforma possua atratividade e outros fatores que possam estimular ainda mais a venda. Também um outro ponto importante é garantir uma plataforma com boa estabilidade. Um dos passos mais importantes é o cliente poder contar com alta velocidade no carregamento das páginas. Para que ele não precise esperar, e lembre-se que a espera pode fazer com que o cliente desista de comprar na sua loja.

  • Prepare bem o time de vendas

A Black Friday proporciona uma ótima oportunidade para você reativar os seus contatos. Por isso, é necessário que você alinhe as suas expectativas e tire todas as dúvidas dos vendedores. O grande cuidado deve ser para que a sua equipe não faça vendas desalinhadas, ou leads que não sejam qualificados. Fique atento também à descrição dos produtos que serão oferecidos. Muitas lojas simplesmente copiam as informações do site do fornecedor, isso não é recomendado. Pois, se o cliente não encontra as informações completas do produto no seu site, é possível que ele procure no site da marca concorrente.

  • Fique atento ás precauções

É imprescindível que você verifique a reputação da sua empresa em sites como ReclameAqui;

Para as empresas de pequeno e médio porte, a Black Friday também pode ser viável. A  dica importante é não tentar concorrer com grandes negócios. Trabalhar em nichos e com atendimento personalizado é um diferencial que as empresas de porte grande não conseguirão oferecer.

Ofereça aos clientes uma ótima experiência de compra. Muitas pessoas irão comprar de você pela primeira vez, e fidelizar esses novos clientes é uma maneira de garantir que eles irão continuar comprando a sua marca;

Logo depois da Black Friday uma ótima estratégia é criar listas com os visitantes que atraiu, com o foco nos quais não conseguiu vender. Em um momento posterior, você pode utilizar esses contatos, já que eles demonstraram interesse no seu produto.

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  • Faça descontos honestos

A Black Friday é conhecida por oferecer descontos valiosos aos consumidores, porém já foi alvo de piadas. Por causa de empresas que se aproveitaram do momento, fazendo uso de campanhas de má fé, aumentando o valor dos produtos para depois “aumentar o valor dos descontos”. Para evitar consequências negativas nas redes sociais, ou no ReclameAqui, seja honesto com o seu cliente.

Ofereça descontos reais e dessa maneira você irá conquistá-lo e fidelizá-lo. Sempre tenha em mente que o cliente satisfeito voltará e realizará outras compras em seu site. E por consequência irá expor sua satisfação nas redes sociais, garantindo ainda mais a boa imagem do seu negócio.

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