Radar Ecommerce Eletroeletrônicos 2017: dados de navegação dos usuários

Confira o panorama do e-commerce brasileiro de Eletroeletrônicos, acompanhe agora uma rápida análise do estudo mais recente sobre o comportamento de navegação dos usuários dos e-commerces!

A revolução digital na internet é uma das influências mais significativas sobre o comportamento de navegação dos usuários atualmente. Muitos de nós somos ávidos internautas, e torna-se difícil imaginar uma época em que e-mails e aquisições feitas pela internet não eram parte da nossa vida diária.

As compras on-line também facilitaram a aquisição de produtos difíceis de encontrar. E criaram oportunidades para que negócios especializados se desenvolvessem. O mercado eletrônico promove a conveniência rompendo várias barreiras impostas pelo tempo e pela distância. Através desse avanço, é possível fazer compras 24 horas por dia sem sair de casa. E ainda não precisa esperar pelo noticiário das 6 horas da tarde para saber como estará o tempo amanhã!

O que antes era um processo demorado, atualmente tornou-se algo totalmente simples. E de fácil acesso para qualquer pessoa que queira fazer as suas compras na internet. Agilidade e segurança são os principais requisitos que levam os consumidores a confiarem nas marcas online, os conhecidos e-commerces.

comportamento de navegacao destaque

Porém toda essa revolução causou um impacto no comportamento de navegação dos usuários. A partir do momento em que as pessoas mudaram a maneira como trabalham, se comunicam e como gastam suas horas de lazer, dentre outros aspectos. O consumidor passou a exercer uma forte pressão nas empresas para que estas se adaptem a esses novos comportamentos.

Quando se conhece bem a interação de cada pessoa com o seu site, é possível compreender algumas características do comportamento de navegação. Ter um conteúdo relevante é primordial para que esse novo usuário de e-commerce seja impactado pelo seu site/marca. Pensar na experiência do consumidor é sinônimo de valorizar a sua satisfação. O cliente satisfeito adquire confiança em você, e passa a se sentir seguro para recomendar a sua marca para outras pessoas.

Entenda o comportamento de navegação dos usuários nos e-commerces

comportamento de navegação dos usuários de e-commerce

(Detalhe do estudo do E-commerce Radar Eletroeletrônicos 2017.)

Por ser uma compra minimamente planejada e/ou discutida, os usuários acabam analisando bastante o produto antes de comprar; isso explica melhor o maior tempo de navegação nesse tipo de categoria. Outro ponto que influencia bastante o tempo e o comportamento de navegação dos usuários é a prática disseminada entre eles em consultar a opinião. E reviews de outras pessoas que já adquiriram o produto.

Para os itens de maior valor ou alta influência estética nos ambientes, visitas às lojas físicas costumam fazer parte da jornada de compra. Fica a dica, se aproveitem disso, lojistas omnichannel, existem muitas oportunidades!

navegação dos usuários de e-commerce

“Analisaste os dados de navegação dos seus usuários no Google Analytics” – Google

O alto índice de visitantes novos em relação aos retornantes, ocorre por conta da comparação que os clientes fazem entre as diversas opções de produto disponíveis, levando em conta especificações técnicas, média de preço e custo/ benefício. Em seguida vem a comparação de preços em diferentes lojas, combinado com valores e prazos do frete.

Por fim, temos uma taxa de rejeição ligeiramente maior, tanto devido ao comportamento comparativo que falamos acima, quanto por ser uma compra planejada, mas mesmo assim tendo os usuários impactados por promoções via e-mail e anúncios diversos. Esses números podem ser melhores olhando com mais carinho para o CRM e conhecendo melhor o comportamento de navegação de cada usuário para impactar com o produto certo, na hora certa, com a melhor experiência de compra possível.
Leia mais sobre Google Analytics!

Quer mais informações gratuitas sobre o e-commerce de eletroeletrônicos brasileiro? Acesse o estudo completo clicando aqui!

E-commerce Radar Eletroeletrônicos

 

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *