Radar Eletroeletrônicos 2017: taxa de conversão de eletroeletrônicos

Confira o panorama do e-commerce brasileiro de Eletroeletrônicos, acompanhe uma rápida análise do estudo mais recente da taxa de conversão de eletroeletrônicos dos e-commerces por estado!

A perda do poder de compra das famílias brasileiras afetou o setor de eletroeletrônicos. Que apenas no ano de 2016 atingiu a marca de R$131,2 bilhões de faturamento. Uma queda de 8% em relação ao ano anterior, de acordo com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

A queda de renda da população, a alta crescente da taxa de desemprego, juros elevados e crédito contraído, foram alguns fatores determinantes para a redução do consumo e retração do setor. Números esses que podem ser exemplificados através da taxa de conversão de eletroeletrônicos durante o ano de 2017.

eletro-taxa-de-conversao

O setor cresce e a taxa de conversão de eletroeletrônicos…

Mas, apesar dessas dificuldades citadas acima, o setor de eletroeletrônicos está em crescente no País. Ainda segundo pesquisa realizada pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), 56% das empresas do segmento registraram crescimento nas vendas e encomendas no mês de setembro, em comparação ao mesmo mês no ano passado.

O processo de recuperação do setor também pode ser observado no Ceará. Empresas que comercializam itens eletroeletrônicos e de informática esperam fechar esse ano com crescimento em torno de 25% nas suas vendas, segundo a pesquisa. O aumento das vendas também pode ser impulsionado pela Black Friday, que nesse ano ocorrerá no dia 24 de novembro.

eletro-taxa-de-conversao2

Taxa de conversão eletroeletrônicos por estado – 2017

Analisando os números é evidente a correlação entre taxa de conversão de eletroeletrônicos das lojas de eletroeletrônicos e o poder aquisitivo dos estados. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal são os estados com a maior taxa de conversão, com 1,7% no 1º semestre de 2017.

eletro-taxa-de-conversao3

(Baixe o estudo completo e análise melhor os dados citados.)

Ainda temos uma grande diferença na taxa de conversão de eletroeletrônicos. Entre os estados do Sul, Sudeste e o resto do país. Grande parte dessa diferença se deve aos desafios logísticos, o custo e os prazos de envio para a região norte são muito mais altos comparados com a região sul e sudeste.

A categoria eletroeletrônicos está ainda mais penalizada nas taxas de conversão. Por causa do peso médio da mercadoria ser muito mais alto. E conseguente alto custo logístico frente a média de todas as categorias do e-commerce brasileiro. As taxas de conversão no Brasil são bem menores que nos Estados Unidos e Europa mas aos poucos estas taxas irão se equalizar, especialmente se houver uma retomada macroeconômica no Brasil.

eletro-taxa-de-conversao-comentario Gabriele Bellini – Partner da Neomove 

eletro-taxa-de-conversao1

A importância da taxa de conversão

Medir a taxa de conversão é muito importante para os negócios digitais. Ela mostra os resultados alcançados pela propaganda digital no impulso das vendas. O cálculo das taxas, nesse sentido, vai além dos números. Como envolve pessoas, tem outros critérios de avaliação que, se mal empregados, podem levar a decisões desastrosas.

Através da taxa de conversão pode ser feito um levantamento de dados sobre quando, e em que situação e de que maneira as vendas foram efetuadas. O perfil do visitante, o nicho de atuação e o contexto também devem ser considerados. Isso indicará quais ações de marketing podem ser aplicadas, e de que forma, para atingir os resultados.

Quer mais informações gratuitas sobre o e-commerce de eletroeletrônicos brasileiro? Acesse o estudo completo clicando aqui!

E-commerce Radar Eletroeletrônicos

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *