Saiba tudo sobre a plataforma Magento

Se você já tem uma loja virtual ou está pensando em criar uma, precisa conhecer as ferramentas de e-commerce disponíveis no mercado antes de fazer sua escolha. A plataforma Magento é uma das mais conhecidas e utilizadas no Brasil e no mundo.

Se você ainda não ouviu falar sobre ela, não perca mais tempo e confira o texto que preparamos. Sem dúvida, ao final desta leitura, você terá um bom conhecimento sobre o assunto.

plataforma-magentoO que é o Magento?

Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo, com mais de 250 mil lojistas. Lançada como uma plataforma gratuita, a ferramenta se consagrou como um sistema customizável. Permitindo que programadores consigam personalizar totalmente a loja virtual.

Criada em 2007 pela Varien, a empresa foi vendida posteriormente para o E-bay (maior empresa de e-commerce do mundo). Em 2008 foi lançada sua primeira versão aberta, intitulada Magento Community Edition-CE.

A partir daí, vieram algumas versões (atualizações da plataforma), tendo sido lançada em em 2015 a tão esperada versão Magento 2.0. Apesar da ansiedade gerada na época, atualmente a versão 1.9 ainda é a mais utilizada mundialmente.

Além da opção gratuita, existe o Magento Enterprise. Esse modelo oferece as mesmas funcionalidades, com a diferença que otimiza as rotinas do e-commerce. Permitindo que os grandes players gerenciem com facilidade altos volumes de pedidos.

Código Open Source

A plataforma Magento é open source, ou seja, um sistema de código aberto. Isso permite que desenvolvedores com conhecimento na área consigam fazer alterações no código. Garantindo alto grau de personalização.

Em 2014, a empresa aheadWorks (especialista em desenvolvimento de extensões para comércio eletrônico), divulgou uma pesquisa. Mostrando que a plataforma Magento é a solução open source mais utilizada no mundo, com 33,8%.

Adicionalmente, o Magento é uma plataforma totalmente desenvolvida em PHP. Esta é uma linguagem de script de código aberto, utilizada por muitos sistemas web como: WordPress, Joomla e WooCommerce.

plataforma-magento-comprasComunidade de desenvolvedores

Por ser um sistema de código aberto, a plataforma Magento se destaca pela facilidade em oferecer ferramentas. Que se encaixam em qualquer modelo de negócio. Assim é que o Magento tem sua própria comunidade de desenvolvedores.

Com mais de 66 mil profissionais espalhados pelo mundo, essa comunidade desenvolve extensões (gratuitas e pagas) que ficam disponíveis para download. Com isso, os lojistas conseguem incorporar ferramentas na loja virtual, além das que já estão prontas.

Recursos nativos

Apesar das inúmeras extensões desenvolvidas pelas comunidade, a plataforma já vem com muitos recursos nativos, como é o caso de recursos para SEO. O Magento já é otimizado para SEO, com arquitetura da informação, url’s amigáveis, meta tags para AdWords e Analytics etc.

Outro destaque é para mobilidade da plataforma. O Magento consegue atender todo o mercado mobile. Permitindo que seus clientes possam acessar a loja virtual através de qualquer dispositivo.

O visual da loja virtual também é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso o Magento proporciona várias alternativas aos clientes. Em relação ao design, a plataforma oferece recursos bem específicos. Que vão desde a compra de templates prontos até a customização total do e-commerce.

Plataforma robusta

Apesar de todas as funcionalidades e vantagens, o Magento ainda provoca resistência. Por ser uma plataforma robusta, muitas pessoas acreditam que terão dificuldade no contato com o sistema.

Muito se fala sobre a plataforma ser lenta e pesada. Porém isso não é verdade. Desde o seu lançamento, o Magento é conhecido exatamente pela flexibilidade que oferece.

plataforma-magento-ecommerce

Empresas que oferecem a plataforma Magento

Por ser uma plataforma estrangeira, o lojista brasileiro pode encontrar alguma dificuldade para baixar o Magento sozinho e customizar sua loja virtual. Por isso, existem algumas empresas brasileiras quem servem como facilitadoras para este processo. Preparamos uma lista com as quatro principais empresas que oferecem a plataforma Magento no Brasil:

1. Signashop

O Signashop é um produto da empresa Signativa e tem mais de 10 anos de existência. Seu lema é oferecer uma solução de qualidade para quem deseja abrir uma loja virtual, com um preço justo. A empresa, que não cobra comissão, hospedagem ou setup. Já atendeu grandes players como: Rimowa, Mara Mac, Supreme Inox, Velocitá, Von der Volke, entre outros.

A plataforma do Signashop utiliza o Magento com uma tecnologia Open SaaS (software as a Service). Através do SaaS, os desenvolvedores da empresa conseguem entregar atualizações e melhorias em massa.

Para todos os clientes, com muita rapidez e frequência. Esta é uma de suas vantagens, afinal o lojista que contratar o Signashop. Não precisa contratar um programador, sempre que necessitar de uma atualização ou personalização.

A empresa oferece várias opções de planos e tudo vai depender da necessidade do cliente. As principais mudanças são em relação a quantidade de pageviews, de produtos e uso de disco. Além disso, o lojista pode fazer um teste gratuito de 14 dias.

2. Webjump

A Webjump também é uma parceira certificada da plataforma Magento. Seu sistema é capaz de atender todos os tipos de clientes. Desde os que estão iniciando sua loja virtual, até os que necessitam de mais recursos e querem turbinar seus lucros.

A empresa oferece as duas versões: Magento Community e Magento Enterprise. A escolha da solução é feita de acordo com as necessidades do lojista. Sua filosofia é entregar uma solução segura, flexível, robusta e escalável.

Entre seus clientes, podemos destacar grandes players como: Ambev, Riachuelo, Panasonic, Pirelli entre outros.

3. BlueFoot

A terceira empresa parceira Magento no Brasil é a agência BlueFoot, que oferece uma solução sob medida. Totalmente personalizável e modular, para todos os perfis de clientes. A empresa, que usa sua própria metodologia na gestão de projetos. Consegue entregar uma loja virtual em até 30 dias úteis, após a aprovação do layout.

A BlueFoot tem um grande diferencial, garantir a migração de urls e conteúdos pertinentes, sem grandes complicações para o lojista. Grande parte dos projetos (70%) atendidos pala empresa, são de contas migradas de outras plataformas.

4. Bis2Bis

A Bis2Bis já está no mercado de e-commerce há 7 anos. E seu grande diferencial é o desenvolvimento total da loja virtual. Desde o planejamento até seu lançamento. Com mais de 1900 lojas criadas no Brasil, a empresa consegue unir o melhor dos serviços. Em uma única solução: planejamento estratégico, programação, design, usabilidade e manutenção.

Sua equipe conta com mais de 80 profissionais de áreas distintas. Entre eles os programadores, designers, consultores, atendimento e suporte técnico. Atende grandes nomes do mercado como:Toyota, Sennheiser, Kings Sneakers entre outros.

Agora você já sabe tudo sobre a plataforma Magento e pode se juntar aos mais de 250 mil lojistas. Se quiser aperfeiçoar suas técnicas e estratégias sobre a percepção do cliente ao acessar uma loja virtual, confira este post sobre a experiência do usuário.

Deixe seu comentário

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *