E-commerce: saiba como vender mais no Natal!

Confira 10 dicas para o seu e-commerce vender mais no Natal!

Não é novidade para ninguém que o final do ano é a época em que as pessoas mais consomem. E esse consumo se dá através de algumas variáveis, e dentre elas podemos destacar as datas festivas, tais como o Natal.  Essa é uma data que se bem trabalhada, pode até ser a salvação dos rendimentos anuais de e-commerces e lojas físicas. Muitas empresas apostam de diversas maneiras para conseguirem melhorar as suas vendas nesse período.

E pensando em te ajudar nisso, nós criamos esse artigo. A seguir falaremos sobre algumas estratégias de como vender mais no Natal que você poderá aplicar no seu e-commerce para extrair o melhor que essa época do ano tem a oferecer. Confira!

vender mais no natal

10 dicas para o seu e-commerce vender mais no Natal

1. Prepare-se para que te encontrem

Durante todo o ano é importante levar em conta as melhores práticas para conseguir um bom posicionamento orgânico no buscadores (SEO). No Natal, esse aspecto segue sendo válido e essencial, mas para isso você deverá se atentar a certas palavras-chave “sazonais”.

2. Layout personalizado

Assim como as lojas de shopping estarão decoradas, a sua loja online também deverá estar. Isso ajuda a criar uma experiência visual diferenciada para os seus visitantes. Tente personalizar suas páginas e comunicações com itens decorativos que remetam ao Natal, incluindo banners em seu site, trocando a imagem de capa do Facebook e alterando o template do seu e-mail marketing, por exemplo.

3. Controle seu estoque

Cuide do seu estoque para que ele esteja muito bem organizado e controlado para não correr o risco da sua empresa não atender as demandas e pedidos dos seus clientes. Além de correr o risco de acabar perdendo de vista produtos que estão mal armazenados, ou seja, um prejuízo para a sua loja.

4. Faça promoções de Natal

Nunca se esqueça, todo cliente adora uma promoção. Então essa é uma forma de reaproveitar aqueles produtos que sobraram no estoque, ou estão fora de linha e que você precisa vender urgentemente. Aproveite para promovê-las e vender mais no Natal!
Muitas vezes um produto em promoção é um chamariz para o cliente entrar na sua loja e conhecer os seus demais produtos.

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5. Desconto só se for à vista

Uma das artimanhas para vender mais no Natal, senão a mais antiga é a venda à vista com desconto. Então porque não apostar nela? Mas faça certo e dê uma margem que realmente seja interessante para você e seu cliente, não precisa ser uma regra. Estude todos os casos e preveja o que é possível em cada um deles.

6. Disponibilize frete grátis

Oferecer frete grátis para todas as compras pode ser uma forma de motivar o comprador e assim vender mais no Natal. É claro que isso pode requerer sacrifícios financeiros, então é importante considerar a estratégia comercial. E possivelmente definir um valor mínimo para esse benefício.

7. Fique atento aos prazos de entrega

Certifique-se que as entregas serão feitas pontualmente. Em qualquer época do ano, a entrega dentro do prazo é essencial para a credibilidade da empresa. No Natal não é diferente, e tal fator se torna ainda mais determinante para a satisfação do cliente, afinal ninguém quer receber os presentes com atrasos.

8. Faça sugestões de presentes

Diferentemente das outras datas de comemoração, o Natal é uma data muito mais ampla. Ou seja, todo mundo é um potencial consumidor e candidato a receber um presente.  A dica é criar algumas páginas com sugestões de presentes. Podem ser ideias para o amigo secreto (ou oculto) do trabalho, para família, filhos, pais, amigos, e outras opções que você achar necessárias.

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9. Defina os canais que serão usados

Antes de criar suas campanhas, defina em quais canais elas serão promovidas. Cada canal possui diferenças de linguagem e de tamanhos. Então fazer essa definição antes vai poupar um bom tempo para a sua empresa e evitar retrabalhos no futuro.

10. Fidelize seus clientes

Depois de transformar um visitante em comprador, é hora de fidelizar. Siga conversando e se relacionando para que sua loja nunca seja trocada pela concorrência. Claro, além de manter um relacionamento, para fidelizar você precisa que seus clientes se sintam satisfeitos. E a satisfação vem através de um ótimo atendimento, loja organizada, produtos de qualidade e entre outros fatores que irão influenciar e muito em sua decisão de compra.

Nossa conclusão

Ao longo desse artigo, ensinamos algumas dicas importantes para você alavancar as vendas do seu e-commerce nesse Natal. Portanto, antes de tudo faça um planejamento e antecipe a demanda que você terá nesse período. Aproveite e otimize a sua loja para obter o máximo de lucro nessa data tão especial, e depois conte para nós o resultado!

Boas vendas!

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